Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento Manobra Escolar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encerramento Manobra Escolar

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 18h04
  • Última atualização em Quinta, 15 de Novembro de 2018, 13h36

Como encerramento das atividades no terreno da Manobra Escolar 2018, foi realizada na tarde desta terça-feira, a operação de demonstração de força, na Pista Andrade Neves, na AMAN. Este tipo de operação militar tem como objetivo corroborar o poder de dissuasão de uma determinada tropa. Não tem por objetivo o avanço sobre o inimigo, mas evitar a sua atuação. Foram executados tiros do VBC Leopard 1 A5 com canhão 105 mm, M60 A3 TTS com canhão 105mm, VBR cascavel com canhão 90mm, uma seção de um grupo de exploradores com Mtr 7,62mm Mag,  VBTP Urutu com Mtr. 50, VBCOAP 155 mm M109 A3, VBC DAAe 35mm Gepard 1 A2, VTR LMU ASTROS MK6 (lançadora de mísseis e foguetes), Obuseiro 105 mm Light gun L118, Obuseiro 105 mm M56 Otto Mellara, Obuseiro 105 mm M101 e morteiro pesado 120 mm raiado A2.

 

A importância da Manobra Escolar

A sociedade espera de seu Exército que tenha capacidade técnica e pessoal capacitado para o cumprimento de suas missões constitucionais. Para bem cumprí-las é necessário que o ensino seja prioridade e se busque sempre a excelência na sua condução. Os exercícios militares simulados, realizados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, são oportunidades de vital importância para o adestramento dos militares em formação e aperfeiçoamento para que, quando ocuparem suas funções, nas organizações militares de todo país, tenham conhecimento técnico e capacidades bem desenvolvidas para realizarem os mais diversos trabalhos que lhes serão exigidos.

A Manobra Escolar é o mais importante exercício de simulação de combate do sistema de ensino do Exército Brasileiro. Realizada anualmente, ela coroa o ano de instrução de treze estabelecimentos de ensino, proporcionando atividades coordenadas entre todas as Armas, Quadros e Serviços do Exército. São contextualizadas situações-problema, dentro de um conflito extrarregional, que desafiam o militar em formação a buscar soluções, utilizando-se para isso dos meios e pessoal que tem à sua disposição. O objetivo é que os diversos estabelecimentos de ensino e organizações militares especializadas sejam empregados em um quadro tático, previamente estabelecido dentro do contexto de uma Força Terrestre Componente (FTC), em operações de amplo espectro, explorando os atuais conceitos doutrinários.

Em 2018 houve um grande esforço logístico e operacional, para garantir que o material humano presente no exercício recebesse uma formação exemplar e que tivesse contato com os melhores meios em utilização na atualidade. Contaram também com a presença de componentes de projetos estratégicos do Exército como o fuzil IA2, o blindado Guarani, o lançador de mísseis ASTROS, o Radar Saber e o Sistema Pacificador.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página