Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN - Passagem de Comando
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN - Passagem de Comando

  • Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 13h02
  • Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 12h28

Em 12 de dezembro de 2018, o General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira COSTA NEVES passou o comando da Academia Militar das Agulhas Negras para o General de Brigada Gustavo Henrique DUTRA de Menezes.

Após comandar a AMAN por quase 2 anos, o Gen Div COSTA NEVES assume o cargo de Diretor de Avaliação e Promoções do Departamento-Geral do Pessoal, no Quartel-General do Exército, em Brasília-DF.

Durante a formatura de Passagem de Comando, que ocorreu no Pátio Tenente Moura, o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Batista Bezerra LEONEL Filho, fez a leitura da Referência Elogiosa que consignou ao Gen Div COSTA NEVES, destacando as principais conquistas e inovações implementadas na Academia, durante o período que comandou a AMAN.

Ao ser nomeado comandante da AMAN, o Gen Bda DUTRA estava comandando a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada LOBO D'ALMADA”, sediada em Boa Vista, Roraima, e subordinada ao Comando Militar da Amazônia.

O comandante sucessor possui vasta experiência na área de ensino militar, tendo sido instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de  Comando e Estado-Maior do Exército e comandado a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Atuou no exterior, como Observador Militar das Nações Unidas na GUATEMALA, como Instrutor do Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação e Segurança (Fort Benning-EUA) e comandou o Batalhão de Infantaria de Força de Paz, na REPÚBLICA DO HAITI.

Na área operacional, possui o Curso Básico Paraquedista, os Cursos de Mestre de Salto, de Salto Livre, Ações de Comandos, Forças Especiais e o Curso de Lanceiros, realizado no Exército da COLÔMBIA.

Além do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro César Lourena CID, que presidiu a cerimônia, abrilhantaram a solenidade, Oficiais Generais do Alto Comando do Exército de ontem e de hoje; Oficiais Generais do Exército e da Aeronáutica da ativa e da reserva; antigos instrutores e Comandantes da AMAN, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal; autoridades dos órgãos de segurança pública; demais autoridades civis e militares; e integrantes da família militar Agulhas Negras.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página