Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reforço às medidas sanitárias
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reforço às medidas sanitárias

  • Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 14h41
  • Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 14h42

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) acompanha atenta e participa dos esforços de combate ao coronavírus desde as primeiras ocorrências em Território Nacional.
Nesse cenário, a AMAN implementou ações com a dedicação e a responsabilidade peculiares à profissão militar, empregando um plano estratégico que acompanha a evolução dos acontecimentos.

Desde 18 de março, Postos de Triagem foram instalados nos dois acessos à AMAN funcionando como o primeiro filtro seletivo para as mais de duas mil pessoas que entram na Academia diariamente. Também estão sendo realizadas a higienização pessoal, desinfecção de ambientes e as adaptações de espaços (refeitórios e dormitórios) entre outras medidas.
Os procedimentos de prevenção foram adotados para todo o público circulante na AMAN, abrangendo os 1.765 Cadetes, demais militares do corpo permanente e servidores. Todos são acompanhados de perto pela equipe médica do Corpo de Cadetes (CC) mediante a realização de entrevistas e questionário epidemiológico para identificação de sintomas, aferição de temperatura e a adoção das medidas sanitárias preventivas. No caso de suspeita de sintomas de infecção pelo novo coronavírus, a pessoa é levada ao Hospital Militar de Resende (HMR), onde é submetida a exames para a constatação de um diagnóstico.
Se constatado positivo para COVID-19, esses militares seguem internados na unidade, em uma área isolada da enfermaria. No caso dos Cadetes, são direcionados para um alojamento especificamente preparado ao acolhimento e tratamento dos infectados e continuam sendo acompanhados pela equipe médica do CC.

Diante desse quadro, a AMAN realizou um esforço para que o conteúdo programático das atividades acadêmicas fosse antecipado, permitindo a realização do licenciamento dos Cadetes no período de 8 a 27 de maio.
O Comando da AMAN tomou, portanto, a decisão de oferecer aos Cadetes a possibilidade de adesão à liberação para a visita aos seus familiares. Foram mantidas as recomendações para a manutenção da disciplina de prevenção sanitária e a sua difusão no âmbito dos grupos sociais para onde se deslocarem. Importante ressaltar que a adesão ao período de licenciamento é voluntária. Assim, dos 1.765 Cadetes, cerca de 1.700 devem deixar a Academia. O Cadete que desejar poderá permanecer nas instalações da AMAN tendo acesso às medidas sanitárias correntes.
Destaca-se que haverá intensificação do controle sanitário, tanto na saída quanto no retorno à AMAN. Os ônibus que serão utilizados passarão por inspeção sanitária e o uso das máscaras será obrigatório durante todo o trajeto. Além disso, será realizado o acompanhamento remoto individualizado da situação de saúde de cada Cadete, por meio de um questionário epidemiológico aplicado por meio eletrônico.
Caso algum Cadete teste positivo para o coronavírus, durante o licenciamento, permanecerá em uma unidade de saúde ou em sua residência, conforme orientação médica, até que seja constatada sua plena recuperação.
Por ocasião do retorno à AMAN, os Cadetes passarão novamente por uma fiscalização sanitária, retomando o regime de quarentena que se estenderá por 15 dias.

 

CLIQUE ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO

.be" target="_blank" rel="noopener noreferrer">

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página