Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Serra Negra
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Serra Negra

  • Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 17h21
  • Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 17h21

Se considerar pelo nome, pode se ter uma ideia do que foi essa operação do 2º ano do Curso de Infantaria. 

A chamada Operação Serra Negra, realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, reuniu muito conhecimento e prática e foi realizada em umas das regiões mais ricas em biodiversidade e desafios do país - (Parque Nacional do Itatiaia). 

Afinal, além da variação do clima, os Cadetes integrantes da 3ª Cia Infantaria- Cia ARRANCA-TOCO também encararam obstáculos e diferentes terrenos para desbravar. 

Atuando em uma área montanhosa, eles foram divididos em diversas frações. O objetivo da atividade foi reconhecer e valorizar  a importância do combatente a pé, que tem a função de se infiltrar e cumprir missões de combate e reconhecimento em regiões de difícil acesso. 

O exercício realizado nas divisas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,  impôs aos cadetes a realização de um deslocamento a pé, de aproximadamente  50 quilômetros. 

Para esses “SANGUES NOVOS” não faltaram tenacidade, abnegação e  rusticidade. 

A operação foi apoiada por aeronaves do Comando de Aviação do Exército (CAVEx), de Taubaté-SP. Momento em que o Cadete teve contato direto com a prática e pode comprovar o valor da Nobre Infantaria na execução de patrulhas e na orientação em terreno de montanha. 

Além da resistência física, do espírito de corpo e da agilidade, o batismo de fogo foi celebrado com vibração por esses Infantes. 

Até a próxima Operação Serra Negra.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página