Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN recebe comitiva da ESG
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN recebe comitiva da ESG

  • Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 19h54
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 15h35

Uma comitiva da Escola Superior de Guerra visitou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) neste dia 26 de outubro de 2020.

O grupo de integrantes do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) era formado por 11 militares do Corpo Permanente, incluindo o Brigadeiro do Ar, Hélio Severino da Silva Filho, e 69 militares e civis, do Corpo de Estágiários, incluindo o Contra Almirante Pedro Luiz Gueiros Taulois, o General de Brigada André de Souza Rolim, o Contra Almirante César Aurélio Serra, o Contra Almirante Cassiano Marques, o Contra Almirante Sergio Ricardo Machado, um militar da Argentina e um da Inglaterra.

A ESG conta com 11 cursos, sendo seis no Rio de Janeiro, quatro em Brasília, um mesmo curso em São Paulo e em Minas Gerais. A comitiva que visitou a AMAN tem suas aulas ministradas no estado fluminense, projeto que visa preparar militares e civis do Brasil e das Nações Amigas para funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública.

O grupo foi recepcionado pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. Em uma palestra sobre a missão da Academia, Gen Pimentel recorreu à trajetória histórica da instituição para exemplificar a importância da escola de líderes no contexto nacional. “Mais do que conhecimento técnico, nos preocupamos em transmitir valores aos nossos cadetes e para a nossa sociedade”.

Aos presentes, o Comandante da Academia explanou sobre a estrutura física da AMAN, enfatizou a presença feminina no EB e a constante inovação no ensino para formar integralmente o oficial combatente de carreira, que irá enfrentar inúmeros desafios e cenários distintos ao longo da carreira.

Após sua apresentação, os presentes puderam fazer perguntas. A estagiária Carmen Pimenta, juíza suplente do Tribunal Marítimo, destacou o quanto se orgulha da missão do Exército e, perguntou ao Gen Pimentel sobre como a instituição se organiza ao longo dos tempos para atender as ações humanitárias entre outras ações, a partir da adaptação e inclusão de disciplinas em seu currículo acadêmico. O Comandante da AMAN afirmou que, além das matérias inclusas na grade de ensino, para toda demanda que a Força é empregada, há uma grande estrutura de preparação prévia à missão, incluindo os assuntos de ordem jurídica que se movimentam para respaldar o efetivo e, ao mesmo tempo, garantir êxito na missão.

Em seguida, a comitiva fez uma visita ao conjunto principal da AMAN e à Seção de Simulação, que conta com dois simuladores (Simulador de Apoio de Fogo e Simulador de Batalha).

Por conta da pandemia da COVID-19, as medidas sanitárias preventivas foram seguidas à risca. Além de se manterem de máscaras, a comitiva passou pela higienização de mãos e calçados e se manteve em acentos distantes ao longo da palestra.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página