Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN inicia ano letivo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN inicia ano letivo

  • Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 19h11
  • Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 19h17

A cada ano que se inicia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), dá se início também a um novo desafio de receber novos cadetes e formar com maestria aqueles que passam a jornada nesta Escola de Líderes.

Por isso, de 18 a 20 de janeiro de 2021 foi realizado, na AMAN, o Estágio de Atualização Pedagógica Nível II (ESTAP), que tem como objetivos propiciar o embasamento necessário à condução do processo ensino-aprendizagem, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional da AMAN;  Familiarizar os novos professores, instrutores e monitores com a atual metodologia de ensino da Academia;  Incentivar a reflexão sobre novos enfoques da prática docente, além de permitir um contínuo aperfeiçoamento do corpo docente da instituição e atitudes direcionadas à visão de futuro da Academia.

Participaram da formação Oficiais que se apresentaram para integrar o Corpo de Cadetes e a Divisão de Ensino (DE).

A abertura oficial foi realizada no Teatro General Leônidas, oportunidade em que o Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, enfatizou a importância dessa capacitação para aqueles que escolheram o compromisso de servir à Nação, ao se tornarem militares. “Sejam todos muito bem-vindos. Aqui se trabalha muito e com alegria. O Exército Brasileiro deposita em cada um de vocês uma confiança muito grande no que diz respeito à formação de nosso futuro oficial”, destacou Gen Pimentel.

Ao longo de sua apresentação, General Pimentel falou, ainda, que a formação de quatro anos na Academia é também a oportunidade para a correção de possíveis erros e a contribuição para a construção de um comportamento exemplar, processo o qual exige do instrutor o acompanhamento, o incentivo, o ato de educar, a disponibilidade permanente e exclusiva, a instrução e o monitoramento desse cadete.

Ao falar sobre o fato dos cadetes reproduzirem os comportamentos de seus formadores, General Pimentel  considerou que, por isso, é sempre tempo de aprender e desenvolver atitudes como liderança, inovação, pensamento crítico e criativo, proatividade, resiliência, comunicabilidade e inteligência emocional. “Devemos ser capazes de aprender, desaprender e aprender novamente”.

O evento também contou com a apresentação do Chefe da Divisão de Ensino e Diretor do Estágio, Coronel Marcelo Luiz Zeni, que falou sobre o papel da  Divisão de Ensino da AMAN e a formação do Oficial, dentro do Projeto Pedagógico Institucional.

As apresentações de boas-vindas e capacitação também contaram com as palestras do Comandante do Corpo de Cadetes (CC), Coronel Marcus Vinícius de Andrade Gama, que salientou a comprometida missão em formar os mais de 1.700 cadetes atuais da AMAN, além de explicar a logística existente para dar conta das inúmeras atividades do  CC.

Por último, o Comandante do Corpo Administrativo (C Adm), Coronel Alexandre dos Santos Gallera, trouxe aos presentes o dinamismo do C Adm que trabalha em diversas frentes para garantir sucesso no processo ensino-aprendizagem do cadete.

A Coordenação Executiva  do ESTAP é exercida pela Chefia da Seção de Coordenação Pedagógica, que realizou em sua etapa inicial, as palestras com os chefes dos setores acima especificados, além de 8 capacitações dinâmicas e workshops sobre práticas docentes, tais como Ensino por Competências, Pesquisa Científica na Academia, Recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entre outros.

Agora, a DE abre um novo capítulo do ensino com esses instrutores. Ao longo do ano, o ESTAP continuado será realidade na instituição, por meio da “Capacitação Docente” e a “Supervisão Escolar”, as quais  visam capacitar os docentes sobre temas primordiais e que atendem às demandas do processo educativo (inovação, ensino militar, entre outros), além da Supervisão Escolar, que visa estabelecer e fortalecer um diálogo da Seção de Coordenação Pedagógica com os Cursos do CC, com as Cadeiras da DE e diretamente com os instrutores e professores.

Afinal, uma Academia que forma líderes deve ser referência para seus oficiais e para o Brasil.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página