Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A experiência do intercâmbio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A experiência do intercâmbio

  • Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 19h48
  • Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 13h00

Na bagagem, eles trouxeram muito conhecimento. Experiência que aprimora ainda mais a carreira militar.

No segundo semestre de 2020, o 1º Sargento Maurílio Fonseca Maciel, do Posto de Identificação da Academia Militar das Agulhas Negras (PI), e o 2º Sargento Raphael Teixeira Gutierrez, Monitor da Seção de Instrução Especial (SIEsp) estiveram em nobres missões de aprendizado em Portugal e nos  Estados Unidos, respectivamente.

O Exército reconhece seus integrantes, aqueles que se empenham pela Pátria, sabe também que é de valor inestimável a aquisição de conhecimento. A internacionalização mostra que não há fronteiras para a troca de experiência. Nesse sentido, coube ao 1º Sargento Maurílio, participar de 7 de setembro a  4 de dezembro do Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, Arma Transmissões   -  República Portuguesa, realizado  na Escola de Sargentos do Exército, em Caldas da Rainha, e da Escola das Armas, em Mafra.

No mesmo período, o 2º Sargento Raphael Teixeira Gutierrez participou no do curso Noncommissioned Officer Professional Development Course  (Curso de Desenvolvimento Profissional de Suboficial), realizado no Fort Benning nas instalações do WHINSEC (Western Hemisphere Institute for Security Cooperation), em Columbus, Geórgia, Estados Unidos.

Em uma conversa com a Comunicação Social da Academia, os militares falaram sobre os aprendizados, o reconhecimento e o que trouxeram de contribuição para o Exército Brasileiro.

1-Com Soc AMAN: Fale da conquista do curso - como conseguiu?

Sargento Maurílio: Foram três meses de muitos estudos e empenho para responder as diversas situações que se apresentaram. Embora o país de destino utilize o idioma português, houve a necessidade de se ambientar com alguns aspectos. Outro fator que merece destaque foi a forma de avaliação do conhecimento utilizada pelas duas escolas, sendo necessário um elevado espírito de cumprimento de missão, dedicação e rigor na realização das tarefas inerentes a condição de aluno.

Sargento Gutierrez: Foi uma grande oportunidade para a minha carreira ter realizado esse curso nos Estados Unidos. Após ter realizado uma capacitação no Exército Brasileiro, participei de um universo de seleção, no qual fui designado a estudar em solo norte-americano este curso, que habilita aos sargentos daquele país e de nações amigas a realizar as atividades de adjunto de pelotão.

2- Com Soc AMAN- Quais pontos destaca do aprendizado adquirido neste intercâmbio?

Sargento Maurílio: O Curso de Promoção a Sargento-Ajudante tem como finalidade habilitar os formandos ao desempenho de cargos de comando, chefia e chefia técnica e coordenar e exercer funções de formação e de natureza administrativo-logística, relacionadas com o posto de Sargento-Ajudante. Neste sentido, certamente os ensinamentos adquiridos com o curso foi o aproveitamento de todas as experiências para minha formação pessoal e principalmente profissional, oportunidade em que pude evidenciar as funções de Sargento Brigada, Sargento Auxiliar de Seção de Pessoal, Operações, Informações e Segurança e Logística, Sargento Adjunto Pelotão/Seção, Sargenteante, Encarregado de Material, dentre outras em paralelo com o nosso Exército.

Sargento Gutierrez: O curso se desenvolve com debates conduzidos pelos instrutores, a partir das experiências dos alunos. Essa metodologia valoriza a expertise do militar brasileiro junto aos outros alunos das nações amigas.

3- Com Soc AMAN- A internacionalização mostra que, para proteger a Pátria não há fronteiras. Fale para nós dessa aproximação com outro país, e o quão importante é?

Sargento Maurílio: No total,  73 militares- 1º Sgt, com média de idade de 38 anos, participaram. O convívio diário com esses profissionais, alguns deles, com experiências em missões no exterior como Lituânia, Líbano, Kosovo, entre outras, foi muito rico e de extrema relevância para a maturação dos sargentos brasileiros.

Sargento Gutierrez:  Uma oportunidade ímpar em minha carreira estar junto a militares de nove países. Assim defino essa experiência, pois tive o privilégio de representar meu país em uma nação amiga. Sem dúvidas, servirá para meu crescimento pessoal e minha vida profissional. Aprender a doutrina e os procedimentos de outros países me mostrou o quanto as nossas escolas de formação, cursos de especialização / extensão e as últimas operações em que o Exército participou nos deixaram atualizados com o de mais atual sobre a doutrina em nosso continente.

Quando indagados sobre serem protagonistas da inovação contínua a qual o Exército Brasileiro tem se dedicado intensamente ao longo de sua história, eles relatam:

“Sinto-me extremamente feliz e orgulhoso por essa realização. Diante de uma crescente modernização do nosso Exército, o contato realizado com outro Exército amplia a visão do Sargento Brasileiro e lhe dá competências características de um militar moderno e em constante evolução”, afirma o Sgt Maurílio.

“Com convicção afirmo que vale a pena se dedicar continuamente aos estudos e, principalmente, no aprendizado de um outro idioma, pois as oportunidades existem, e quando uma dessas surge, temos que estar preparados. Sigo muito grato à Força, que reconhece a dedicação que o militar tem em se aperfeiçoar”, destaca Sgt Gutierrez.

O Sargento Maurílio concluiu o curso com aproveitamento muito bom. Já o Sargento  Gutierrez, nem bem voltou dos Estados Unidos, e já embarcou em outro formação, desta vez, o Curso de Montanha, em São João Del Rey, Minas Gerais. 

A AMAN parabeniza seus dois militares que, com o empenho, valorizam a imagem do Exército Brasileiro e do Brasil.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página