Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso Básico festeja 63 anos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso Básico festeja 63 anos

  • Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 15h47
  • Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 15h48

No domingo, dia 14 de março de 2021, o  curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) irá comemorar 63 anos. A data celebra o aniversário de seu Patrono, Henrique Lage.

De 8 a 12 de março,  a Semana do curso Básico reuniu  os cadetes 1º ano. Algumas ações foram realizadas para fortalecer a formação dos jovens, que ingressaram este ano na AMAN. Dentre elas, a formatura e competições desportivas, que premiaram em tom de igualdade as Companhias participantes.

“Durante a semana, relembramos a importância de Henrique Lage e seu exemplo para nós. As atividades aumentaram o espírito de corpo, não somente  entre os cadetes como também de maneira vertical, ao percebermos a vibração de nossos instrutores na formação e no sucesso desses jovens”, afirma o Comandante do Básico, Tenente Coronel Xavier.

É no curso Básico que fortificamos o compromisso maior de contribuir para a formação inicial dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro. “ Independente de sua Arma, Quadro e Serviço, a todos que o concluíram, foram agregadas competências necessárias para fortalecer o alicerce, a base (daí o nome Básico)”, afirma o Comandante do curso.

Desta forma, ainda segundo Ten Cel Xavier,  o Básico torna-se o sustentáculo aos novos desafios e às próximas etapas que virão a surgir nos anos de formação na AMAN. E serão inúmeros! No total, os cadetes passam mais de 1.800 dias dentro da Academia, durante a graduação em Ciências Militares.

Mas de longe o Básico é conhecido por  “Forjar os líderes do futuro” e, sendo assim, esse resultado se constrói com exemplos de quem também um dia foi cadete e hoje forma novos militares para servir a Pátria.

Ao passar pelos degraus, os futuros aspirantes a oficial estarão aptos a também formarem e liderarem suas frações no corpo de tropa. Missão é o que não vai faltar!

CURIOSIDADE

Henrique Lage foi um industrial brasileiro que admirava as Forças Armadas, em especial, a Academia Militar. Desta forma,  valorizava  o militar com a cortesia de passagens em seus navios aos alunos da Escola Militar do Realengo, a exemplo de seu pai, fundador da Companhia de Navegação Costeira, que fazia essa mesma saudação aos alunos da Escola da Praia Vermelha.

Uma curiosidade da Academia é que tamanha admiração de Henrique Lage também se concretizava com a concessão de prêmios aos primeiros colocados de cada turma da Escola Militar.

Foi Henrique Lage que  doou todo o mármore vermelho para a construção da Academia Militar das Agulhas Negras.

“Básico! Aqui são forjados os líderes do futuro”

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página