Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Intendência lança E-book
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Intendência lança E-book

  • Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 14h58
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h35

Um E-book produzido pelo curso de Intendência da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) acaba de ganhar sua versão mais atualizada, já em consonância com a nova lei de licitações.

Coube ao Capitão do curso de Intendência  Vianna Junior  a missão de dinamizar ainda mais a publicação, que chega à sua 9ª edição, justamente por estar à frente da função de instrutor da disciplina de Técnicas Militares IX (Fase da Obtenção da Logística – Contratações Governamentais).

“A iniciativa de elaborar o material se deu com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos futuros Oficiais de Intendência do Exército Brasileiro”, afirma Capitão Vianna Junior.

Além de apresentar-se como um  guia  fundamental à consulta, pois, segundo o Comandante do curso de Intendência Tenente-Coronel Arantes, aborda “conhecimentos básicos e atinentes as alterações promovidas na recente Lei de Licitações e Contratos, Lei 14.133 de 1º de abril de 2021”, enfatiza no prefácio do e-book.

A nova lei leva em conta princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da probidade administrativa, da igualdade, do planejamento, da transparência, da eficácia, da segregação de funções, da motivação, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade, da celeridade, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável, assim como as disposições do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

Ao que se refere aos princípios de economicidade, a nova lei considera o menor preço; a melhor técnica ou conteúdo artístico; a técnica e preço; o  maior retorno econômico; e o maior desconto.

No item processo licitatório, por exemplo, assegura a seleção da proposta que possa gerar a contratação mais vantajosa para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.

O E-book do curso de Intendência aborda assuntos específicos como o Planejamento das Contratações, Licitações e a Fase de Seleção do Fornecedor, além dos Contratos Administrativos. Torna-se, ainda,  uma fonte de pesquisa ao esclarecer e compilar conhecimentos sobre as atividades de licitações e contratos, como conceitos básicos, organização e controle, processos, normas relativas aos processos administrativos sobre aquisições de material e contratação de serviços, entre outros.

O conteúdo enfatiza todos os processos no âmbito da administração pública, com destaque para os contratados pelo Exército Brasileiro. 

A publicação inova e demonstra a preocupação da AMAN com um novo capítulo em sua trajetória. Mais fortemente a partir de 2020, a Academia vem desenvolvendo iniciativas relacionadas à Educação 4.0 e à avaliação atitudinal dos cadetes. A Intendência, em especial, tem um projeto chamado de “Gamificação” do assunto compras governamentais, o qual encontra-se na fase de digitalização.

Além disso, também apresenta outras iniciativas: fixação de conhecimentos por meio de gincanas; intercâmbio escolar com as demais escolas de formação, como o curso de Intendência da Escola de Logística (EsLog); gerenciamento de instrução eletiva para cadetes do 4º ano da AMAN de todas as armas, voltada para a administração pública; e projeto-piloto de avaliação atitudinal de instruendos durante as capacitações militares.

Também reforça o quanto os indivíduos formados por essa Casa de Valores tornam-se multiplicadores do que aprenderam.

Capitão Vianna Junior, atualmente instrutor do Curso de Intendência da AMAN, foi declarado Aspirante a Oficial em 2009. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 2019, e participou do 20º contingente da Braengcoy na Minustah – Haiti, em 2014, como Oficial de Finanças. Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional pela EsAO, é também a prova de que o conhecimento deve ser compartilhado, pois o intuito é um único: trabalhar em prol da soberania do país.

O material também está disponível para os demais gestores da administração pública que precisam estar atualizados do assunto.  ACESSE-O AQUI.

“A utilização de um formato mais inovador e em alinhamento com a educação 4.0 visa proporcionar aos discentes uma interação atual e mais dinâmica com um assunto eminentemente teórico”, finaliza Cap Vianna Junior.

Parabéns ao curso de Intendência pela iniciativa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página