Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chefe do DECEx na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chefe do DECEx na AMAN

  • Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 13h37
  • Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 19h30

No dia 27 de abril, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu a primeira visita oficial do novo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Ch DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda. A vinda teve como objetivo fortalecer ainda mais os projetos de educação.

A Comitiva do DECEx foi composta, ainda, pelo Diretor de Educação Superior Militar, General de  Divisão Jorge Cardoso Martins, e pelo Assessor do DECEx,  General de Divisão Décio dos Santos Brasil

A AMAN é um estabelecimento de ensino superior militar e receber a visita do Ch do DECEx é a oportunidade de mostrar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos, com maestria, pelo Comando da Academia, Divisão de Ensino, Corpo de Cadetes e todas as demais seções. 

Em 27 de abril, a comitiva foi recebida pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. Em seguida, o grupo foi até à Fazenda Boa Esperança para acompanhar, in loco, o campo do curso Básico.

No dia seguinte, 28, o Gen Ex Novaes foi recepcionado pela Escolta e Guarda de Honra, na Esplanada Ministro Dutra e na Avenida do Exército.  Em seguida, participou da formatura semanal. Na ocasião, ao ver o Corpo de Cadetes vibrante durante a solenidade, ressaltou o quanto se sentia feliz em retornar à essa instituição, que foi sua casa por oito anos, sendo quatro como cadete, dois como instrutor e mais dois no Comando da Academia, entre os anos de 2015 a 2017.

Logo após a formatura, a comitiva se dirigiu ao Teatro General Leônidas para uma palestra, a qual o Gen Novaes intitulou de “Conversa com os cadetes”. Em sua explanação, o novo Ch do DECEx ressaltou as peculiaridades da profissão militar, que cobra de seus homens e mulheres a disponibilidade permanente, o compromisso, a responsabilidade e o amor à profissão. “Essa Academia nutre e nos revigora. Está sempre em mudança em sua estrutura física e em seus projetos, mas os valores nunca se modificam. O nosso Exército (EB) é invicto e glorioso e, muito disso, se deve à esta instituição, que tem uma importância vital em nossa história”.

Em sua fala, também valorizou a ação inestimável dos homens e mulheres que integram o EB e a relevância do preparo integral desse efetivo para atender as inúmeras demandas de um país gigante, como é o Brasil. “Ao se formarem, os oficiais já serão empregados, comandarão seus pelotões, estarão nas fronteiras, em terras indígenas e em operações importantes para nosso desenvolvimento nacional”.

Ao se aproximar do fim de sua apresentação, o Gen Novaes fez uso da visão estratégica de Marechal Rondon, da responsabilidade de cada militar no processo  e até mesmo da matemática para evidenciar as oportunidades  de evolução na carreira de um militar. “Eu tenho 44 anos de serviços bem prestados. Neste teatro,  estou olhando para o quarto ano dos cursos e já fazendo uma estimativa. Em 2062, 16 de vocês estarão ocupando cargos do alto comando. Por isso, absorver todo o conhecimento, saber ler e entender o problema militar e estar em contínuo preparo são atitudes primordiais para o desenvolvimento do EB. Apesar de delegar função, o oficial precisa conhecer a  demanda pela sua perspectiva, a exemplo do que fazia Marechal Rondon”, destacou o Gen Ex.

Em sua rápida passagem pela Academia, fez questão de visitar as alas dos cadetes e também o  Pavilhão General Álvaro Prati de Aguiar. O Comandante da AMAN,  Gen Pimentel, por sua vez, apresentou ao Ch DECEx todos os projetos em andamento na Academia, com destaque para o de Revitalização Marechal José Pessôa, nome dado em homenagem ao idealizador desta Casa de Valores. Iniciado oficialmente em 4 de janeiro de 2021, com a chegada da comitiva do Sistema de Engenharia do Exército, o trabalho visa restaurar a infraestrutura da Academia. Dentre os pontos a serem tratados pelos profissionais estão o Conjunto Principal I (CP I) e o Conjunto Principal II (CP II) da AMAN.

Ao final, o Comandante da Academia agradeceu a presença do novo Ch do DECEx e enfatizou a grande importância da visita para colaborar com o desenvolvimento, cada vez mais aprimorado, da formação dos oficiais.

  

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página