Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN e o meio ambiente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN e o meio ambiente

  • Publicado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 19h52
  • Última atualização em Quinta, 20 de Mai de 2021, 20h14

Uma visita para estreitar relacionamento e fortalecer o compromisso com o meio ambiente.

Com esses objetivos, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu, de  12 a 14 de maio, a visita da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA),  com a participação do seu Diretor General de Brigada Paulo Alípio Branco Valença.

A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pime

ntel, pelo Prefeito Militar, Coronel Ismar Maciel Júnior, e pelos representantes da Seção de Meio Ambiente da AMAN, Chefe da Seção, Coronel Marcelo Marcondes Cardoso, do Chefe do Campo de Instrução e Gestor de Obras na AMAN, Coronel Eduardo Santos Barroso, da Engenheira Ambiental, Ten Marina Aidar, e da Técnica de Meio Ambiente, Sargento Gabriela Castilho.

Dentre as abordagens da visita, estiveram projetos nas áreas ambiental e patrimonial.

A orientação técnica é de extrema importância, pois serve para abrir os horizontes e expandir as melhorias que podem ser feitas, não necessariamente com emprego de meios financeiros, mas sim com o remanejamento de obras e recursos. 

A comitiva esteve no antigo Centro de Recuperação de Itatiaia. Dentre os principais tópicos abordados, esteve a discussão da destinação daquela área, com a possibilidade de sua cessão, tendo como contrapartida a recuperação e a manutenção do espaço. Para isso, a Prefeitura Militar da Academia  também trabalha com parcerias. “Estamos estudando a possibilidade de contarmos com o apoio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, para estudos e recuperação de recursos hídricos”, afirma Cel Barroso.

A AMAN busca alternativas viáveis que atendam suas expectativas, sem ferir a legislação ambiental em vigor.

A visita também serviu para discutir a destinação de resíduos sólidos e hospitalares. “É uma preocupação evidente da seção de meio Ambiente manipular e dar uma destinação correta para esse material”, revela Cel Barroso.

Há um longo tempo, desde que a AMAN intensificou suas ações ambientais, o nível de conformidade de manipulação desses resíduos passou de 35% para 75%.  Segundo Cel Barroso, a meta é aproximar de 95%. 

A troca de ideias entre AMAN e DPIMA também fez avançar outro assunto: a regularização patrimonial das glebas, como são conhecidas as áreas de instrução da AMAN.

A AMAN conta com 67 quilômetros quadrados, uma área amplamente utilizada para a formação dos cadetes.

Em sendo um estabelecimento de ensino superior, a AMAN destina-se a formar o Oficial das Armas, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, provendo-o de um arcabouço de conhecimentos que o habilite a impactar as organizações militares, as quais vier a servir e, consequentemente, o seu país.

A visão de futuro do Exército Brasileiro também dá destaque, particularmente, às áreas de educação militar, cultura, meio ambiente e gestão.

Prova de que este processo tem sido trilhado com êxito, são os feitos já realizados na AMAN.

Em 2021, foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água, que conta com um sistema de automatização, que irá ajudar a minimizar problemas e melhorar a qualidade do recurso natural tratado na AMAN.

Outro exemplo do cuidado com o meio ambiente e da inovação contínua nesta majestosa Academia, foi a entrega do novo posto de combustível da instituição, com capacidade para armazenar 60 mil litros de gasolina e 150 mil litros de óleo diesel. Localizado na região dos parques dos cursos, a obra conta com uma infraestrutura moderna e ampla, de forma a atender às normas ambientais vigentes.

A Seção de Meio Ambiente da Prefeitura Militar coordena, junto a todos os setores da Academia, uma série de ações, que vão ao encontro do Plano de Gestão da AMAN.

A ambiciosa meta de aprimorar a Gestão Ambiental visa a recuperação das margens do rio Alambari; a descontaminação do solo dos postos de combustível; o Centro de Gestão Ambiental, no Centro Sargento Max Wolf, em Itatiaia; a Energia Sustentável (Sistema Fotovoltaico).

Uma Academia idealizada a formar líderes para o Brasil está, constantemente, renovando e valorizando seus recursos naturais. Com isso, desperta em cada militar que passa por ela o senso de sustentabilidade sistêmica, tão necessário na contemporaneidade.

Afinal, fazemos parte do todo!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página