Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chefe do DECEx na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chefe do DECEx na AMAN

  • Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h40
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 18h46

No dia 25 de maio, a Academia Militar das Agulhas Negras recebeu a visita do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Ch DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda.

Na oportunidade, ele participou das comemorações da Semana da Infantaria, realizadas entre 24 e 28 de maio, entre outras atividades.

No Pátio Tenente Moura, o Gen Ex Novaes assistiu a Alvorada Festiva e, em seguida, esteve na Formatura Alusiva ao Dia da Arma, evento o qual foi presidido pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.  

Ao discursar na formatura, como um bom infante, ressaltou os valores e características inerentes ao oficial da arma de Infantaria, que tem como patrono o Brigadeiro Antônio de Sampaio, dentre eles a bravura, a lealdade, a coragem e o patriotismo.

Após o término da solenidade, acompanhado do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins e do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, visitou as instalações da Academia, a começar pelas alas dos cadetes, onde verificou de perto as melhorias que estão sendo feitas nos espaços.

Estar na Academia é, sem dúvidas, a oportunidade de ver de perto o dinamismo de uma instituição valiosa para seus oficiais e para o Brasil. Por  tamanha dimensão no cenário nacional, os seus militares estão em consonância com o de mais moderno tem sido empregado no meio militar. A Seção de Simulação de Apoio de Fogo é um bom exemplo de tecnologia e foi também um local de visita do General Novaes e sua comitiva, a exemplo das áreas de Parque dos cursos e as Bibliotecas  Coronel Nei Paulo Panizzutti, que contém no acervo mais de 20.200 títulos e que é atualmente a Biblioteca utilizada pelos cadetes e a antiga Biblioteca, intitulada Marechal José Pessôa, e que conta aproximadamente com 50.000 livros arquivados de grande valor histórico.

Gen Novaes foi até a Estação de Tratamento de Água, recém-inaugurada, com um sistema totalmente automatizado.

Com um olhar voltado para o protagonismo do futuro oficial, General Novaes participou de uma palestra com a Chefia da Divisão de Ensino (DE) da AMAN. Ocasião em que o Chefe da DE, Coronel Marcelo Luiz Zeni, apresentou o modelo pedagógico da AMAN, que considera o ensino por competências.

A visita também contemplou o Batalhão de Comando e Serviços da AMAN (BCSv/AMAN), onde o Ch do DECEx foi recepcionado pelo Comandante do batalhão, Coronel Arthur Luiz Palmeira Leite,  e, em seguida, participou da apresentação dos oficiais no salão nobre. Na oportunidade, General Novaes dirigiu aos oficiais palavras de congratulações pela excelência e importância das missões desenvolvidas pela Organização Militar e seus integrantes.

O Gen Novaes e comitiva também percorreram as diversas instalações do BCSv/AMAN e conheceram o local onde funcionará a futura instalação da Banda de Música.

Antes da despedida à AMAN, General Novaes recebeu a honraria ao assinar o livro de ouro da AMAN. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página