Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes e o Estágio de Montanha
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes e o Estágio de Montanha

  • Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 17h21
  • Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 17h23

Os cadetes do 1º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram do Estágio Básico de Combatente de Montanha (EBCM), realizado pela  Seção de Instrução Especial (SIEsp), no Parque Nacional do Itatiaia (RJ).

As atividades, que contemplaram técnicas de escalada e transposição de vias equipadas, tracionamento de cordas, equipamentos de montanha, nós e amarrações, rapel e a conquista das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, foram realizadas de 17 a 28 de maio de 2021.

Inicialmente, foi realizado um cerimonial de abertura dos trabalhos, na área de Parques dos cursos da AMAN.

Divididos em dois grupos, cadetes participaram do 1º turno de atividades, entre 17 a 21/05, e os do 2º turno, de 24 a 28/05. Missão encarada de frente pela cadete  e também atleta de Orientação Schneider. “É uma semana de formação que vale por um ano. Aprendi muito aqui e vou usar durante toda a vida”.

Nos bastidores, a correria e a pressão causadas pelos instrutores da SIEsp. Marcha em terreno de montanha, poucas horas de sono, trabalho em equipe, enfrentamento do medo de altura e até mesmo o frio em excesso. Um tipo de estresse previsto e controlado  para desenvolver atributos importantes ao futuro oficial. “A gente tem de estar pronto no tempo que determinam. O maior fator diferenciado desta vez é o frio. Por isso, manter o equilíbrio emocional, mesmo com as adversidades, é fundamental”, afirma o cadete Ladislau.

E é justamente no curso Básico que começa a forja de nossos futuros líderes.

“Nos três primeiros dias do estágio, desenvolvemos as técnicas importantes para que nos dois últimos os instruendos consigam a conquista dos Picos das Agulhas Negras e Prateleiras”, afirma o Instrutor-Chefe da SIEsp, Major Kauê.

 Epicentro do trekking e da escalada na região sudeste, as conquistas das Prateleiras, com 2.539 metros de altitude, e das Agulhas Negras, com 2.791,  são motivos de realização, e isso foi o resultado dos últimos dia do estágio.

O EBCM da SIEsp é o primeiro de tantos outros que o cadete irá participar nos anos seguintes de formação na AMAN. Cada qual com seu foco principal. Em todos eles, o destaque para o trabalho de uma equipe engajada em formar profissionais com maestria.

 “Se os estagiários iniciam a escalada às cinco da madrugada, a equipe já preparou o exercício para garantir a segurança dos instruendos. Em todas as atividades, temos um efetivo comprometido e de prontidão para as duas semanas de missão”, destaca Major Kauê.

A AMAN agradece, ainda, ao Parque Nacional do Itatiaia, pela parceria na cessão do Abrigo Rebouças aos cadetes e demais militares envolvidos no EBCM. Criado em 1937, o Itatiaia é a primeira unidade de conservação permanente do Brasil e um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.

Uma formatura de encerramento, no Pátio Tenente Moura, selou a SIEsp dos cadetes do curso Básico.

Em breve, a AMAN ganhará novos  brevetados Escaladores Militares, em uma cerimônia a ser realizada pela Academia Militar.

Fotos: COMSOC AMAN/ Cunha Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página