Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Material Bélico em PCI
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Material Bélico em PCI

  • Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h54
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 18h52

Uma viagem ao Centro Oeste para aprender.

Esse foi objetivo do Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) realizado pelos cadetes do 4º ano do quadro de Material Bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (Mat Bel/AMAN), de 7 a 11 de junho.

Os PCIs integram, expandem a compreensão e, no caso do Mat Bel, foi também a oportunidade dos 25 cadetes conhecerem mais sobre a logística desempenhada pelo Comando Logístico (COLOG) e pelo 16º Batalhão Logístico Tenente-General Napion (16º B Log), em Brasília, além de outras Organizações Militares (OM).

Os cadetes  conheceram o Órgão de Direção Setorial do Comando Logístico (ODS/COLOG), principal órgão da logística e suas diretorias, em especial, a Diretoria de Material e a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. “A atividade é de extrema importância para o futuro oficial de Mat Bel para conhecimento de toda estrutura logística do Exército Brasileiro, suas capacidades e suas diretrizes para o bom funcionamento da logística na Força”, afirma Capitão Estevão, do curso de Mat Bel da AMAN, que enfatizou o agradecimento feito pelo cadete Bonazza ao Chefe do Centro de Coordenações de Operações Logísticas, General de Brigada Flávio Mayon Ferreira Neiva, que foi Comandante do curso de Mat Bel na AMAN (2006/2007).

Ainda no COLOG, os cadetes participaram de uma instrução e interagiram sobre as diversas demandas observadas, não somente na unidade como também ao longo de sua formação na Academia.

Subordinado à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, o 16º B Log também abriu as portas para receber o grupo da AMAN. Como tem a missão de prestar o apoio de manutenção de 2º escalão de Mat Bel (motomecanização e armamento), de comunicações e eletrônica, de saúde, de transporte e de evacuação), além de estocar e distribuir itens de suprimento e realizar visitas e inspeções técnicas, o 16º B Log é, sem dúvidas, palco de muito aprendizado aos cadetes dessa bicentenária instituição.

Já que a prática faz a perfeição, os cadetes da turma Rosa da Fonseca também visitaram o Núcleo de Manutenção de Blindados de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, unidade pertencente à Brigada enquadrante do 16º B Log.

Na quarta-feira, também estiveram no 11º Depósito de Suprimento, em Brasília.

Formosa (GO), no Comando de Artilharia, também foi ponto de parada do grupo, na quinta-feira. A visita contemplou o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes e o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e teve como objetivo  conhecer a Logística dos meios ASTROS do Exército Brasileiro.

No último dia de viagem, sexta-feira, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Distrito Federal e a IMBEL fecharam o PCI, que teve como  intuito elucidar os conceitos de Gestão de Suprimentos, além de compreender a cadeira logística e a administração dos produtos de defesa em posse do Exército Brasileiro.

Diante da proximidade do Aspirantado 2021 e da transferência dos militares para diversas OM no Brasil, conhecer o Batalhão foi uma prévia do que eles irão encontrar, a partir de 2022, quando integrarão os Corpos de Tropa. E falta pouco! Menos de 200 dias para isso.

O quadro de Mat Bel retorna à AMAN com a certeza de que o objetivo da atividade foi cumprido. Os futuros aspirantes a oficiais travaram contato direto com a vida profissional do oficial nas OM de Corpo de Tropa e aprenderam mais sobre a nobre missão do quadro de Material Bélico, que é apoiar operacionalmente as forças combatentes, assegurando-lhes a continuidade da potência de fogo e a mobilidade das forças em campanha, por meio das missões de combate, apoio ao combate, logística e àquelas que se referem às atividades da Aviação do Exército.

Legenda da foto 2: agradecimento ao Chefe do Centro de Coordenações de Operações Logísticas, General de Brigada Flávio Mayon Ferreira Neiva.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página