Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN comemora a Artilharia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN comemora a Artilharia

  • Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 19h09

A dia da arma de Artilharia (10/06) foi comemorado na semana de 14 a 18 de junho, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

No dia 16 de junho, foram realizadas Alvorada Festiva e uma Formatura alusivas à arma dos fogos largos, densos e profundos, no Pátio Tenente Moura.

A solenidade contou com a presença do Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão João Chalella Júnior; do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli; do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; do General de Divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior; do Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea General de Brigada Antônio Ribeiro da Rocha Neto; do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel; do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel),  General  de Brigada Evandro Luiz Lopes Ferreira; do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General Carlos Eduardo da Costa e do Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada  Luciano Antonio Sibinel.

Durante a solenidade, Gen Chalella ressaltou a coragem do patrono da Artilharia, Marechal Emílio Luís Mallet, diante da Batalha de Tuiuti. Nesse episódio, demonstrou heroísmo e dedicação ao ordenar que seus combatentes, mesmo sob chuva intensa e frio,  cavassem um profundo fosso para proteger seus homens e as 24 peças de canhão. Ao obter êxito no combate contra a cavalaria inimiga, pronunciou: “Eles que venham! Por aqui não passam”. “A exemplo de Mallet, afirmo que nossos valores e tradições são imutáveis, não passam. O Exército é formado por essa certeza e pela força em seus princípios, que se fortalecem pela integração das Armas, Quadro e Serviço, que atuam em prol do país”, destacou Gen Chalella.

Em seguida, o cadete Mota, do 4º ano do curso de Artilharia, fez a leitura de um texto alusivo à arma. Acesse o conteúdo na íntegra AQUI

A semana da Artilharia também foi marcada pela realização de prova hípica e a execução de tiro de diversos materiais de artilharia “Demonstrart”.

A prova hípica Capitão Salomão da Rocha, realizada no dia 16 de junho, na seção de Equitação da AMAN,  é a oportunidade da demonstração das caras tradições da artilharia montada e conta com a participação dos cadetes integrantes da Seção Hipomóvel.

Neste dia 18 de junho, a Demonstrart exigiu dos cadetes do 2º ano da arma a execução de tiro de diversos materiais de artilharia, em seguida, houve a entrega dos binóculos aos novos integrantes da arma de Mallet. “Nesta atividade, os cadetes recém-ingressos na arma mobiliam os mais diversos materiais de artilharia existentes no Brasil para execução do tiro real.  A Artilharia é uma arma moderna, fato que traz muito orgulho e um grande senso de pertencimento e desenvolvimento contínuos de nosso Exército Brasileiro”, afirma o Cad Mota, do 4º ano do curso.

No processo de modernização do Exército, a Artilharia é diretamente afetada pelos projetos estratégicos de Defesa Antiaérea e Astros 2020, além do SISFRON, por meio da estruturação de um sistema altamente moderno de busca de alvos. A Artilharia também comemora seus feitos e constante progresso com a chegada, ao Brasil, do obuseiro autopropulsado M109 A5 + BR.

À poderosa artilharia, nossas sinceras homenagens.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página