Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chefe do EME na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chefe do EME na AMAN

  • Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 19h56
  • Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 14h32

No dia 18 de junho de 2021, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)  recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e do Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Carlos Alberto Mansur.

Na oportunidade, Gen Ex Amaro foi recepcionado pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel e por oficiais da Academia.

Em seguida, ministrou uma palestra, no Teatro General Leônidas, voltada aos militares da instituição.

Intitulada de “Conversa com integrantes da AMAN”, a apresentação ressaltou o papel do Estado-Maior no contexto de Exército Brasileiro (EB), sua estrutura organizacional e os números relevantes da presença do EB, seja com  efetivo de homens, seja com o apoio logístico para as inúmeras operações as quais a Força Terrestre está envolvida. Informações, as quais, o Chefe do EME, disse servir para “recuperar, manter, ampliar a força de combate da Força Terrestre”.

Gen Amaro, que formou-se na AMAN em 1980 e, posteriormente, serviu nesta casa de valores, entre os anos de 1984 a 1986, enfatizou a importância do pacto de gerações cultuado por todos os militares que pela Academia passam. “Trata-se de uma tradição de ritos e da transmissão de conhecimento, valores tão caros à profissão militar”, afirmou Gen Ex Amaro.

Tamanha complexidade da atuação do EB no país se deve à sistematização do orçamento previsto às ações operacionais anuais em prol da pátria. Atualmente, o EB conta com 220.865 militares em 656 organizações militares. Por dia, são 85 operações, as quais empregam 25 mil militares nos diversos rincões do país.

Ritmo acelerado do nosso Exército. Exército de um país continental que exige, segundo o Gen Ex Amaro, muito amor, aperfeiçoamento e dedicação contínuas dos que assumiram esse compromisso.

O que esperar de cada um dos militares? Respeito aos heróis do passado, que são as referências e aos valores, tão importantes na construção do líder. Além da capacidade de ser feliz em todas as missões assumidas durante a carreira militar. “Quando eu era cadete, dei o máximo de mim para ser o melhor cadete. Busquem sempre o melhor de vocês em cada atividade. Acima de tudo, tenham satisfação diária ao longo da vida e não apenas na realização final”, concluiu o Chefe do EME.

Gen Amaro visitou a Academia, em razão das comemorações da Semana da Artilharia. Oriundo da Arma, participou das atividades do curso, em especial, da Demonstrart, uma demonstração de tiro de diversos materiais e que é realizada pelos cadetes do 2º ano, recém-ingressos na arma.

Antes da despedida à AMAN, General Amaro recebeu a honraria ao assinar o livro de ouro da AMAN. 

 

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página