Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cavalaria em ação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cavalaria em ação

  • Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 15h38
  • Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 18h25

Cadetes participam das Operações Dragão de Gelo e Brigadeiro Andrade Neves

Os cadetes do 4º ano do curso de Cavalaria foram aos municípios de Rosário do Sul e Santa Maria (RS), entre os dias 14 e 18 de junho de 2021, dentro da programação de um Pedido de Cooperação de Instrução (PCI).

A semana de instrução dos futuros oficiais a serem formados pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi sinônimo de aprendizado prático e  cumprimento de missão.

No Exército Brasileiro, a cavalaria é a arma empregada à frente dos demais integrantes da "força terrestre". É ela quem busca informações sobre o inimigo e sobre o teatro de operações.

E os cavalarianos da Turma Dona Rosa da Fonseca tiveram seu batismo de fogo no Campo de Instrução do Barão de São Borja - Saicã, onde executaram a Operação Dragão de Gelo.

A considerar pelo nome, dá pra se ter uma ideia das baixas temperaturas registradas pelos termômetros no extremo sul do país. Mesmo sendo na última semana do outono, foi registrado zero grau Celsius.

No exercício no terreno, os cadetes realizaram uma operação ofensiva com o emprego de uma Força-Tarefa Subunidade Blindada, que juntamente com o Escalão de Acompanhamento e Apoio da 41ª Brigada da Cavalaria Blindada, realizou ataques ao inimigo.

Os futuros oficiais puderam conhecer mais sobre a modernização pela qual passa o Exército Brasileiro, o que contribuiu  para o aumento do conhecimento institucional. Durante a viagem de instrução, os militares visitaram o 4º Regimento de Carros de Combate (Rosário do Sul-RS), 1º Regimento de Carros de Combate (Santa Maria-RS), a referência dos Blindados, como é conhecido o Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria-RS) e o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda - Regimento Osório (Porto Alegre-RS).

Ainda dentro das atividades da Cavalaria, os cadetes do 2º ano realizaram a Operação Brigadeiro Andrade Neves, tradicionalmente denominada Reconhecimento Escola.

A atividade, realizada entre os dias 15 e 16 de junho, trata-se de uma atividade no terreno e a primeira vez que os cadetes têm oportunidade de manobrar/comandar um pelotão de cavalaria mecanizado completo.

Nesta edição, a operação teve início em Quatis-RJ e terminou com a conquista no Morro da Inocência, dentro do Campo de Instrução da AMAN, percorrendo um trajeto de mais de 20km.

A Operação Brigadeiro Andrade Neves coroa as instruções militares do primeiro semestre do 2º ano dos cadetes de Cavalaria.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página