Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN na ExpoUni
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN na ExpoUni

  • Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 15h39
  • Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 16h14

Dia 22 de junho de 2021. Esta foi a data para a troca de conhecimento entre jovens militares e os que ainda estão por conhecer a futura carreira profissional.

Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e sargentos que servem no Batalhão de Comando e Serviços da AMAN (BCSv/AMAN) participaram de uma palestra intitulada “Conheça nosso Exército”, na qual apresentaram aos jovens do Colégio Salesiano de Resende, dentro da programação da ExpoUni, as peculiaridades da profissão.

A cadete Capri, do 4º ano do Quadro de Material Bélico, o cadete Amaury, do 2º ano do curso de Artilharia, os 3º Sargentos de Material Bélico e Intendência, Graciano e Bianca Guimarães, respectivamente, estiveram no bate-papo realizado em dois tempos e de maneira presencial e on-line com os estudantes.

Cerca de 150 jovens do 9º ano e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio assistiram ao bate-papo, sendo alguns deles da unidade salesiana do Jacarezinho (RJ), que puderam acompanhar pela plataforma virtual,  oportunidade em que conheceram sobre a missão do Exército Brasileiro, as possibilidades da carreira militar, as funções das armas, quadro e serviço e até mesmo sobre o ingresso da mulher na Força Terrestre.

Durante a explanação, a cadete Capri, que integra a Turma Rosa da Fonseca, a primeira mista da história da formação de oficial combatente de carreira, falou sobre a importância de uma apresentação como essa na tomada de decisão do jovem pela escolha assertiva de sua profissão. “Eu também estive aí sentada na cadeira como vocês estão hoje. E foi em uma dessas palestras da ExpoUni que me decidi pela carreira militar. Tal escolha é realmente muito complicada, mas o fato de conhecerem, facilita a opção”, afirmou a jovem de 21 anos, natural de Resende e ex-aluna do Colégio Salesiano de Resende.

Também de volta ao Colégio onde concluiu o ensino médio, o cadete Amaury falou da arma da Mallet, sanou dúvidas sobre o emprego da artilharia no terreno e suas diferenciações para a artilharia naval.

O 3º Sargento Graciano, hoje atuante no BCSv/AMAN, destacou as formas de ingresso nas Escolas de Formação de Sargentos do Exército. Contou também sobre a rotina de esportes exigida do militar. Coube ao 3º Sargento Bianca Guimarães falar sobre as armas que aceitam integrantes do segmento feminino.

Ao longo da apresentação, a cadete Capri também enfatizou que a escolha da arma é para a carreira toda, que os cursinhos preparatórios ajudam, mas que a dedicação do aluno faz toda a diferença para passar o processo e, por último, ser muito feliz pela escolha que fez para sua vida. “ O EB tem espaço para todo mundo e também é uma terra de oportunidades para quem desejar se aprimorar ao longo da carreira. Além de possibilitar o conhecimento do país e toda a sua riqueza geográfica. Este ano você pode estar servindo em uma Organização Militar do Sul, já no ano seguinte pode ser transferido para o norte do Brasil”, afirmou.

A final da apresentação, os representantes do Colégio Salesiano de Resende agradeceram à AMAN por tamanha contribuição na tomada de decisão dos alunos. “Ficamos extremamente felizes pela vinda de vocês aqui, fator primordial para nossos jovens. Muitos estão animadíssimos e dedicidos pela carreira, a partir da apresentação de hoje, afirmou a Orientadora Vocacional da instituição, Professora Wânia.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página