Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Veterinária na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Veterinária na AMAN

  • Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 11h11
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 11h12

Neste dia 23 de junho de 2021, a tradicional formatura semanal da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) rendeu homenagens aos militares que integram o Hospital Veterinário da Academia (HVet), justamente pelo  Dia da Medicina Veterinária Militar, comemorado em 17 de junho.

Em posição de destaque, além do busto do Patrono, Tenente Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, também foram evidenciados os oficiais e demais militares do Hvet.

Na leitura de um texto alusivo à Medicina Veterinária Militar, feito pela cadete do serviço de Intendência Fernanda, ficou evidente a relevante atuação desses profissionais. Em seguida, foi a vez do Comandante da  Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel enfatizar em sua fala tamanho apreço pelos homenageados. “Meu enorme respeito e  gratidão pessoal ao HVet por tudo o que faz pela AMAN e que vai muito além de cuidar dos animais. Trata-se de uma forma muito significativa e abrangente a atuação dos veterinários e demais profissionais e que impacta em toda a Academia”, afirmou o Gen Pimentel.

No dia 17 de junho, comemorou-se o Dia da Medicina Veterinária no Exército Brasileiro. Data em homenagem ao Patrono, o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão.

Ao longo da história, a Medicina Veterinária Militar evoluiu e muito. Os médicos veterinários atuam em diversas frentes do combate, seja nas dezenas de quartéis pelo Brasil ou nas Missões de Paz da Organização das Nações Unidas em outros continentes.

 

Seu papel é fundamental em atividades de biossegurança na inspeção e  vigilância  sanitária de alimentos; no controle da qualidade da água; na contribuição para a defesa nacional frente aos riscos biológicos emergentes e ao bioterrorismo, dentre tantas outras atuações.

Na AMAN, os veterinários cuidam de diversos pontos desta cidade chamada AMAN. Em tempos de COVID-19, a rotina já agitada dos profissionais ficou ainda mais intensa. Mas a nobre missão é que alimenta o empenho diário desses militares da Força Terrestre.

"Os Médicos Veterinários militares têm como missão preservar a saúde do efetivo humano, por meio de atividades de Biossegurança, como a inspeção de alimentos,  vigilância sanitária, ambiental e controle de vetores. Desta forma, colaboram para a manutenção do potencial humano. A nossa atuação também abrange o manejo da saúde e bem-estar dos animais (cavalos e cães) de emprego militar da AMAN, que hoje integram as atividades dos cursos e da Companhia de Polícia do Exército do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN, afirma o Chefe do Hospital Veterinário Major Fabiano.

Parabéns aos profissionais que integram a Medicina Veterinária, responsáveis pelo impacto positivo direto à saúde dos militares.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página