Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Quebra Canela
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Quebra Canela

  • Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 19h38
  • Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 19h48

O campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), como próprio nome diz, é o local do aprendizado prático de nossos cadetes.

Por imitarem os campos de batalha, essas áreas  destinam-se a facilitar a instrução das unidades de emprego das armas; técnicas de tiro e de combate; a realização dos trabalhos de organização do terreno e de serviço em campanha;

A Academia tem 67 quilômetros quadrados, desta gigante expansão geográfica, boa parte é destinada às instruções dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.

Um exemplo, foi a Operação Quebra Canela, do curso de Engenharia.

O principal objetivo da atividade, realizada entre os dias 14 e 18 de junho de 2021, foi aprimorar e praticar os conhecimentos aprendidos em sala de aula pelos cadetes do 2º ano.

Esses jovens cadetes puderam executar técnicas de Camuflagem pessoal e de equipamentos, que visam ensinar o combatente  a iludir o inimigo, ocultando-lhe a percepção do verdadeiro significado de um equipamento, de uma instalação ou de uma atividade qualquer, com a intenção de favorecer ações ofensivas e defensivas, de surpreender ou iludir o inimigo e de evitar que ele possa infligir pesados danos.

Além disso, aprenderam sobre montagem do campo de minas (considerando equipamentos utilizados e demarcação de área, que são atribuições da engenharia).  Por ser de baixo custo e grande vida útil, o emprego das minas tornou-se essencial em conflitos em diversas partes do mundo; Abertura de brechas, que as tropas de Engenharia no mundo utilizam-se de vários sistemas e viaturas blindadas equipadas com diferentes implementos, para realizá-las em campos minados; Armadilhas; Abrigos; Espaldões e Explosivos.

Afinal, o combate requer flexibilidade e rapidez no ataque. E todos esses meios servem de apoio à mobilidade da tropa. 

Durante o exercício, os cadetes detonaram cerca de 1,5 tonelada de explosivos, atividade, a qual, foi previamente comunicada à população no entorno à AMAN.

De acordo com o curso de Engenharia, em diversos acionamentos, desenvolveram a autoconfiança, a coragem, a responsabilidade, a  iniciativa e a liderança!

 

Fontes: curso de Engenharia e EB REVISTAS (Emprego de minas terrestres e abertura de brechas em campos minados)

registrado em:
Fim do conteúdo da página