Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SIEsp em PCIs

  • Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 13h10
  • Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 13h21

O mês de junho foi sinônimo de muita preparação para a Seção de Instrução Especial da Academia Militar das Agulhas Negras (SIEsp/AMAN).

Entre os dias 21 a 25 de junho, foram realizadas três atividades (Interação Doutrinária da SIEsp no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp); Interação Doutrinária da SIEsp no 1º Batalhão Escola de Engenharia; Interação Doutrinária da SIEsp no Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Na atividade com o CIOPEsp foram apresentadas atividades referentes à instrução de normas de comando e explosivo, oportunidade em que  foram abordadas as características dos explosivos militares, as normas de segurança, os lançamentos elétrico e pirotécnico, o acionamento de cargas simultâneas, a utilização de acionamento de carga por wi-fi e a  instrução de explosivos improvisados.

Junto ao 1º Batalhão Escola de Engenharia no  Rio de Janeiro, os instrutores da SIEsp, desenvolveram a manutenção preventiva de geradores a diesel e a operação de motores de popa. O exercício foi feito junto aos cabos e soldados do Pelotão Auxiliar.

No Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus-AM, a Interação Doutrinária com a SIEsp serviu para a apresentação da Metodologia da aplicação do Plano da Situação de Estresse do curso  de Operações na Selva, além da organização e avaliação do módulo de Patrulha do Curso de Operações na Selva,  do processo de ensino das Normas de Comando e Patrulha, dos procedimentos de segurança e resgate nas instruções aquáticas e o do Plano de Evacuação Aeromédica do Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Aprendizado, troca de experiências e aprimoramento contínuo desses militares que formam oficiais.

E por falar em troca de conhecimento, no próximo dia 2 de julho, comemora-se o Dia do Bombeiro Brasileiro. Os militares, cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos, integraram o Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) na SIEsp, atividade a qual ocorreu em 24 de junho.

 Na ocasião, houve uma palestra do 23⁰ Grupamento de Bombeiros Militares, representado pelo Capitão Rachid Guedes. O PCI fortaleceu os conhecimentos dos instrutores e monitores da Equipe Saci da SIEsp em relação ao atendimento pré-hospitalar. Militares dos demais cursos e seções da AMAN e do Hospital Militar de Resende também participaram da instrução. 

SIEsp, em seus mais de cinquenta anos de existência, é integrante fundamental no processo de forja de nossos líderes.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página