Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário do Corpo de Cadetes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aniversário do Corpo de Cadetes

  • Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 14h42
  • Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h13

90 anos comemorados com muita vibração.

Assim foi a solenidade de formatura em alusão ao aniversário do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (CC/AMAN), realizada neste dia 24 de agosto, no Pátio Tenente Moura, e que contou com a presença do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.

A canção do cadete entoada pelos oficiais e pelo CC deu o tom da nobre cerimônia. Acompanhe aqui o vídeo da formatura. 

Em seguida o Comandante do CC, Coronel Gama, fez a leitura de um texto sobre a criação do Corpo de Cadetes, concebido pelo então Coronel  José Pessôa, também idealizador da AMAN.

“Coronel José Pessôa lançou os fundamentos de uma verdadeira revolução na formação do oficial combatente... Via cada um dos 230 jovens a sua frente como a “noz de carvalho”, que terá de germinar, despontar e enraizar-se”, destacou.

Num texto conciso, Cel Gama resumiu a árdua e ilustre missão do CC, que evoluiu muito ao longo de nove décadas de existência. “Ao mudar-se para Resende, o CC incorporou o Serviço de Intendência, a Arma de Comunicações e o Quadro de Material Bélico. Aprimorou a formação do cadete ao criar as seções de instrução especial, de tiro e de liderança”, salientou. Acompanhe o texto na íntegra.

O Corpo de Cadetes está longe de trabalhar sozinho e conta com inúmeros setores da AMAN, que, junto dos cadetes, também perseveram no trabalho da bicentenária instituição.

Em seguida, a solenidade também contou em seu roteiro com as devidas homenagens a militares pelo brilhante trabalho exercido. Na ocasião, foram agraciados com uma medalha e um diploma o Subcomandante da AMAN, Coronel Maturana; o Diretor do Hospital Militar de Resende, Coronel Silva Júnior; o Comandante do Corpo Administrativo, Coronel Lobo Júnior; o Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Zeni; o Comandante do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN, Coronel Palmeira; o Chefe da Administração do Conjunto Principal, Coronel Ritton; e o Prefeito Militar, Coronel Maciel Júnior.

Posteriormente, o Comandante da AMAN, destacou aos presentes a gratidão pelo empenho de inúmeros militares na formação de oficiais. “Com alegria e um toque de saudosismo que eu me dirijo ao CC ao completar 90 anos de existência. Nesta data, a AMAN está de parabéns, pois todos estão envolvidos na instrução dos cadetes. Cadetes, sejam felizes e honrem essa instituição a qual fazem parte”, disse o General de Brigada Pimentel.

Encerrando a solenidade, o Corpo de Cadetes desfilou no Pátio Tenente Moura.

Criado no Campo de Marte da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 1931, data do nascimento do Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro, o  Corpo de Cadetes forma aspirantes a oficial das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.

Junto ao Corpo de Cadetes ,também foram criados outros símbolos representativos às tradições vinculadas aos valores da nação e que deveriam ser cultuados por todos. Houve a revitalização do título de cadete para designar os alunos da Escola Militar, a apresentação do estandarte do Corpo de Cadetes, o Brasão do cadete, o Espadim, a réplica em miniatura do sabre invicto de Caxias,o  símbolo da honra militar e o uniforme histórico. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página