Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN e o Dia do Soldado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN e o Dia do Soldado

  • Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 20h12
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 12h00

O Dia do Soldado (25 de agosto) é, sem dúvidas, uma das datas comemorativas mais importantes do Exército Brasileiro (EB). Afinal, em todos os rincões do país, há um soldado dedicando sua vida a servir a Nação.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou, na quarta-feira (25) uma formatura  alusiva à data.

No Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, oficiais, praças e o Corpo de Cadetes da AMAN participaram da solenidade, que também reconheceu 69 cidadãos, sendo 66 militares por seus serviços prestados ao longo da carreira, além de três civis, com a entrega de diplomas e medalhas (Medalha Exército Brasileiro, Medalha Militar de Ouro, Medalha Militar de Prata, Medalha Militar de Bronze, Medalha Corpo de Tropa, Medalha do Pacificador com Palmas, Medalha Mérito Aeroterrestre, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Marechal Osório – O Legendário, Medalha Sargento Max Wolf Filho e Medalha de Serviço Amazônico). Dentre os agraciados, o irmão do Cadete Jocelino Leite Caldas, falecido na década de 70, durante a formação de oficial. 

A formatura, que também contou com a presença do antigo Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Divisão  Carlos Norberto Lanzellotti,  cumpriu ritos em reconhecimento à força do soldado para o cumprimento das missões constitucionais e aos símbolos nacionais.

A exemplo de tantos oficiais e praças, Capitão Estevão, do curso de Material Bélico da AMAN, foi um dos homenageados. Ao receber a Medalha Marechal Trompowsky com passador de bronze, pela  disponibilidade permanente e dedicação exclusiva, mostrou-se extremamente “grato, emocionado e honrado com a honraria”, afirmou.

O Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel falou à tropa e demais convidados sobre o quanto, neste data, a instituição se sente  prestigiada ao celebrar o legado deixado pelo Patrono do Exército, Marechal Luís Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias. O dia 25 de agosto foi escolhido por ser a data que celebra o seu nascimento.

“Saldamos o soldado brasileiro que tem sido inspiração para todos nós, em especial para o cadete. Sua referência em servir a sociedade com resignação reforça a missão do EB. Parabenizo, ainda,  a todos agraciados, em especial ao senhor Caldas, irmão do cadete Caldas, que, no ano de 1977,  perdeu sua vida ao se dedicar a salvar a vida dos companheiros”, destacou Gen Pimentel, que salientou os valores da Ordem do Dia, em alusão ao Dia do Soldado em sua fala. Acesse o texto AQUI.

O desfile da tropa encerrou a solenidade. Para os convidados, um momento único.

“Esse foi um dos dias mais felizes de minha vida. Um desfile muito bonito para ser guardado na memória”, finalizou o senhor Sebastião Peniche, pai de um dos homenageados, Senhor Luis Claudio da Silva Peniche.


“A você, soldado, que se solidariza e ajuda nossa gente sem hesitar!”

registrado em:
Fim do conteúdo da página