Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Empresários visitam a AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Empresários visitam a AMAN

  • Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 13h57
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h10

No dia 26 de agosto de 2021, foi recebido pelo Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o  General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, um grupo de empresários do estado de São Paulo.

No Teatro General Leônidas, os convidados assistiram a explanação do General Pimentel, que destacou a infraestrutura da academia, o Projeto de Revitalização Marechal José Pessôa, a inserção do segmento feminino na AMAN e a importância de uma formação integral do cadete, para que ele  possa compreender tamanha complexidade inerente às missões as quais será empregado ao longo da carreira militar. “Formamos aqui líderes militares. Além das atividades curriculares, há também as extracurriculares para que a visão de nosso oficial seja abrangente”.

Logo em seguida, o Assessor cultural  da AMAN, Coronel Neves, relatou aos empresários o sonho de Marechal José Pessôa, idealizador da AMAN. “A academia pensada por José Pessôa ainda não está concluída. Dentro de seus anseios, resta  a implantação do Projeto Passagem na Ponte- Monumento a Caxias”, afirmou.

Coronel Neves recorreu à história das batalhas militares, que evidenciaram os heróis do passado, dentre eles, o Duque de Caxias- Patrono do Exército Brasileiro (EB).  O Monumento a Caxias, hoje localizado na Praça Princesa Isabel, em São Paulo, é um dos maiores no país. Inaugurado em 1960, tem como autor o escultor Victor Brecheret.

A visita teve como objetivo a apresentação do projeto de construção de um monumento na Academia, com autoria do artista Cláudio Antônio Callia, e que está sendo encabeçado pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), a qual teve como representante na atividade o Assessor do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Coronel  Potengy. Em sua apresentação, ele destacou a importância da adesão ao projeto para que seja contínua e efetiva a proteção do rico patrimônio histórico  do EB em todo o espaço territorial brasileiro.

Estão envolvidos no projeto, o DECEx, o Comando Militar do Sudeste, o Comando Militar do Leste, a FUNCEB e a AMAN.

Ao final da apresentação,  foi feita a leitura de um texto em agradecimento à visita à AMAN. O Presidente da CAVES,   Fauzi Hamuche, expressou a satisfação em estar na Academia, a convite do Comandante Militar do Sudeste, General  de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro, e do Chefe do DECEx, General de Exército André Luis Novaes Miranda. “A academia dedica especial atenção à formação ética e moral dos cadetes, no intuito de entregar ao Exército oficiais que se destaquem pela integridade, honradez, honestidade, lealdade, sendo de justiça, disciplina, patriotismo e camaradagem... É um orgulho termos irmãos militares que se preparam para assegurar em nossas vidas a Ordem e o Progresso. Muito obrigado pela oportunidade honrosa de podermos participar na concretização do Monumento de Caxias, na recepção, como na entrada nos pórticos da Academia Militar das Agulhas Negras”, destacou.

Em seguida,  a comitiva visitou os diversos pontos da AMAN, dentre eles, a área dos parques, a Seção de Equitação, a Seção de Simulação, as Bibliotecas Coronel Nei Paulo Panizzutti  e Marechal José Pessôa, esta última conta aproximadamente com 50.000 livros arquivados e de grande valor histórico.

Um coffee break encerrou a visita, oportunidade em que o Comandante da AMAN novamente enfatizou a importância deste contato com importantes membros da sociedade para o fortalecimento da imagem, das tradições e valores da bicentenária academia.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página