Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação de Espaço Confinado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Capacitação de Espaço Confinado

  • Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h54
  • Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h54

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é tão grande que conta até com uma Prefeitura Militar para auxiliar em sua administração.

E a PMA, como é conhecida, está sempre em busca de aprimoramento de seus profissionais.

Neste contexto, nos dias 27 e 28 de setembro, a PMA promoveu uma capacitação de Espaço Confinado. Trata-se de um treinamento prático e teórico para militares de diversos setores da Academia e que tem como objetivo habilitar os militares a realizarem atividades de manutenção, limpeza, reparos e outros serviços em Espaço Confinados.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 33, "Espaço Confinado  é  qualquer  área  ou  ambiente  não  projetado para  ocupação humana  contínua que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é  insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou  enriquecimento de oxigênio". Exemplos a serem citados são tanques, galerias de esgoto, dutos, cisternas e outros locais similares.

Para adentrar esses locais, é obrigatória a realização do curso de capacitação, que conta com vários níveis bem como atender os requisitos da Norma.

O 3° Sargento Pedro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, explica a importância da Capacitação:

“Ela é fundamental para que nossos militares tenham conhecimento dos riscos associados à essas atividades, bem como o conhecimento de todas as medidas de segurança. Além do conhecimento, estamos preparando nossos soldados para as tarefas internas e também para o mercado de trabalho, que exige em diversas áreas esta capacitação”, afirma.

 As atividades de Espaço Confinado são consideradas de alto risco e, na história, é fato que muitas pessoas perderam suas vidas ao longo de sua realização justamente por não  respeitarem os preceitos de segurança, o que mostra tamanha preocupação da AMAN para com seus militares.

 “Diferente de outras atividades, o Espaço Confinado tem um fator invisível e que, muitas vezes, pode confundir quem o acessa. Os maiores riscos neste locais são a atmosfera explosiva do ambiente e a deficiência de oxigênio, que ocorre por conta da falta de ventilação e da presença de agentes contaminantes tais como cloro, gás sulfídrico e outros componentes que possam existir", destaca Sgt Pedro.

 A capacitação faz parte do conjunto de ações da PMA, que busca adequar as atividades da AMAN às Normas de Segurança e Saúde do Trabalho. Além de preservar a vida e integridade dos militares, as ações são referência para os futuros oficiais que irão comandar Organizações Miliares nós diversos rincões do Brasil.

APOIO: SARGENTO PEDRO- PMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página