Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hvet em ações de biossegurança
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hvet em ações de biossegurança

  • Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 19h20
  • Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 19h45

Como parte das ações de Biossegurança para a proteção à saúde da tropa durante a Manobra Escolar 2021, o Hospital Veterinário da Academia Militar das Agulhas Negras (Hvet/AMAN) realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, instruções aos Encarregados de Materiais dos cursos e demais responsáveis  envolvidos.

As instruções tiveram como escopo a medicina preventiva sob a ótica da Saúde Única, além de focarem a importância da  higiene em campanha, da gestão de resíduos, da segurança da água e dos alimentos.

A palestra, ministrada pelos integrantes da Divisão de Biossegurança do HVet, Capitão Arantes e 1ª Tenente Luana, também citou medidas de proteção contra vetores em operações militares. “Tais ações visam melhor orientar os responsáveis por "preparar o terreno" antes do desdobramento, através de medidas de higiene, saúde pública e gestão de risco sanitário, com foco na manutenção  da saúde e benefício coletivo dos envolvidos”, afirmou.

A instrução também faz parte de um trabalho de Doutorado realizado por Major Fabiano e que visa aprimorar ainda mais o entendimento sobre doenças transmitidas por vetores.  “Estou estudando a distribuição das espécies de carrapatos em 6 Organizações Militares da região sudeste, os possíveis patógenos  zoonóticos presentes. A partir disso, pretendo sugerir propostas de proteção à saúde dos militares”, destaca.

A preocupação também se baseia no fato de que a febre maculosa, doença transmitida por picada de carrapato, pode levar à morte.

Ela se caracteriza por ser uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, e pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até as mais graves.

No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma, conhecidos como carrapato estrela, A. aureolatum e A. ovale.  Mas qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório da bactéria causadora da Febre Maculosa, até mesmo o carrapato do cachorro.

"Nesta época do ano, tempo de chuva, é  quando ocorre o pico da doença. Por isso, a prevenção e o diagnóstico corretos tornam-se fundamentais para não letalidade", finaliza Major Fabiano.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página