Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Manobra Escolar 2021 na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Manobra Escolar 2021 na AMAN

  • Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 18h21
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 11h40

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza a edição anual da tradicional Manobra Escolar, de 4 a 12 de novembro de 2021.

O chamado Manobrão é constituído de um grande exercício do Exército Brasileiro, onde são simuladas situações-problema de natureza militar.

 O VÍDEO NOVO JÁ ESTÁ NO CANAL VEM SER CADETE SOBRE O EXERCÍCIO.

Tamanha magnitude também se expressa em números. A operação envolve 2.201 militares, oriundos de diversos setores da Academia e de 26 Organizações Militares. Nesse universo, cadetes de todos os cursos da AMAN são empregados, muitos deles em função de Comando.

A Manobra Escolar 2021 envolve, ainda, 5 helicópteros e 307 viaturas operacionais, das quais 39 são blindadas.

O Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destacou a importância da manobra para a formação dos cadetes. “Há uma integração das Armas e dos diversos setores da Academia. Trata-se do coroamento do ano de instrução. Nessa oportunidade, o cadete planeja e executa uma série de ações, como marcha para o combate, ataque coordenado, transposição de curso d´água, operações aeromóveis e contra forças irregulares, dentre outras. É um exercício bastante completo, que representa a concretização dos ensinamentos aprendidos ao longo do ano”, avalia o Gen Pimentel.

O Manobrão tem início com a verificação do Apronto Operacional, que é a condição de preparo de uma organização militar terrestre para ser empregada em missão de combate. Na oportunidade, são inspecionados o equipamento, o armamento, as viaturas, a munição, o suprimento e os demais fardos logísticos.

Inserida em um contexto de combate regular, a tecnologia está presente e revela que a AMAN, ano após ano, acompanha as evoluções do conflito moderno. Durante toda a ação, a Direção do Exercício acompanha em tempo real todas as atividades exercidas durante a Manobra, dentro e fora do campo de instrução da AMAN.

A AMAN possui localização geográfica privilegiada. Dessa forma, diversos municípios da região são utilizados no contexto da Manobra. Quatis, Bocaina de Minas e Porto Real são alguns deles, além de Resende, palco da Academia.

O deslocamento das viaturas e as atividades noturnas de tiro, por exemplo, chamam a atenção de moradores de toda a região. O adestramento militar é uma das principais ferramentas de desenvolvimento e manutenção do poder de combate de uma tropa.  Neste contexto, as parcerias com as prefeituras e com demais instituições da região são fundamentais para oferecer um cenário ainda mais real do combate travado.

Durante a cobertura do evento, além da Comunicação Social da AMAN, houve também o apoio cerrado da Agência Verde Oliva e do Centro de Comunicação Social do Exército, de Brasília. Em relação à imprensa, a Tv Rio Sul, afiliada da Tv Globo, entrevistou as primeiras cadetes que deverão se formar na Academia Militar, desde o seu início, em 1811.Acompanhe (AQUI) o link.

A Cad Fabiana, do curso de Material Bélico (Mat Bel), foi uma delas. “Bate uma certa nostalgia, pois esta é a nossa última Manobra. Sinto-me preparada e também lisonjeada pela oportunidade de comandar que estou tendo no Manobrão”, analisa a futura Aspirante a Oficial.

A primeira Manobra com participação de cadetes do segmento feminino ocorreu em 2018, quando elas estavam no 1º ano da AMAN. Chega agora, em 2021, o final do ciclo de cinco anos de formação.

Participaram da atividade cadetes de todos os cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações, Material Bélico e Básico, além de militares de todos os setores da AMAN. O apoio de diversas Organizações Militares e outros parceiros foi essencial para viabilizar a importante tarefa de forjar líderes para o Exército.

APOIO E AGRADECIMENTO

Prefeituras do Sul Fluminense e Bocaina de Minas, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, CCR Nova Dutra e Organizações Militares que participaram da Manobra Escolar (1º BI Mec, 6º BIL, 22º B Log, Esqd Pqdt, 9º B Log, 5º B Log, 13º R C Mec, 15º R C Mec, Esqd C L, 5º RCC, 3º RCC, 20° BIB, Bda AAAe, 21º GAC, 20° GAC L, 12º GAC, 2º GAAAe, 8º GAC Pqdt, 2º B Log L, 25º  B Log, 2ª Cia Tmp, 20° B Log, EsAO, C Av Ex, 1º B Av Ex e BMS).

 Confira abaixo as fotos registradas pela Equipe de Comunicação Social da AMAN e pelos militares da Com Soc de cada curso.

Como o álbum foi registrado em nosso instagram, há nas fotos o link de acesso de nosso Instagram para VOCÊ nos seguir lá e impulsionar o número de seguidores em nossa rede. AJUDE-NOS A FORTALECER NOSSA COMUNICAÇÃO.

 

AJUDE-NOS A FORTALECER NOSSA COMUNICAÇÃO. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página