Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 2021 foi assim na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2021 foi assim na AMAN

  • Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 14h40
  • Última atualização em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 16h25

Se contarmos de um a 10 talvez não seja tão rápido quanto a sensação que tivemos desse ano de 2021. Passou tão rápido!

Mas se recorrermos mês a mês, vamos perceber que vivemos muitas coisas. Muitos projetos, avanços e desafios foram alcançados.

Em equipe, vencemos a batalha diária de cumprimento de horários, de alcance de metas e de aprendizado.

Em janeiro, recebemos 433 novos alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Já em fevereiro, devidamente trajados com o uniforme 8º B passaram pelo portão de entrada dos novos cadetes.

Em março, completamos um ano das medidas sanitárias preventivas realizadas  em razão da pandemia da COVID-19. Dentre as medidas, imunizamos o Corpo de Cadetes contra o coronavírus, além de outras ações.

Em abril, a AMAN comemorou seus 210 anos de tradição. Houve o plantio de mais um exemplar de muda do Pau Brasil para deixar ainda mais verde essa majestosa instituição. Aconteceu também a 2ª edição do Desafio Agulhas Negras.

Em maio, mais especificamente no dia 26, lembramos o centenário da tropa blindada no Brasil. O idealizador da AMAN foi também o incentivador da vinda dos blindados para a nação brasileira. Marechal José Pessôa vibrou ao conseguir a vinda do Renault FT 17. Um exemplar dele encontra-se no Parque do curso Cavalaria da Academia.

E já que damos data aos fatos marcantes, vamos para mais um. Em junho, nossos cadetes saíram para o licenciamento. Uma campanha de conscientização foi feita como forma de prevenir acidentes de trânsito e problemas sanitários.

Em julho, mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadadas pela AMAN, dentro do contexto da campanha nacional no âmbito do Exército Brasileiro “Ajudar está em nossas mãos".

A campanha contou com a participação de toda da AMAN (Oficiais, Praças e Cadetes). O Asilo Nicolino Gulhot, de Resende, foi uma das instituições beneficiadas .

Em agosto, demos o pontapé inicial nas cerimônias que provocam emoção e dão ainda mais sentido à nossa missão. Quatrocentos e nove cadetes do 1º ano receberam o sabre de Caxias (Espadim), no Pátio Tenente Moura.

Em setembro, os “então” cadetes do 4º ano, “hoje” Aspirantes a Oficial foram para diversas Organizações Militares do Brasil para realizarem o Estágio Preparatório de Corpo de Tropa 2021.

Em outubro, a equipe Saci da Seção de Instrução Especial da AMAN levou os cadetes do 2º ano para a tão esperada SIEsp de Selva. Durante duas semanas, participaram de exercícios intensos de preparo para a carreira que escolheram.

Em novembro, muitos eventos foram realizados, mas sem dúvidas, o maior foco da AMAN foi formar a primeira Turma mista de cadetes em 210 anos. A Turma Dona Rosa da Fonseca, formada por 391 cadetes, sendo 368 homens e 23 mulheres, adentrou o Pátio Tenente Moura pela última vez e se despediu da instituição para escreverem um dos mais importantes capítulos da Academia: a inserção das mulheres na linha combatente.

Em dezembro, vivemos o fechamento de um ano árduo, em que as dificuldades fizeram parte do cotidiano de cada integrante da Academia. Mas, sem dúvidas, todos os soldados que aqui servem, fazem de seus dias uma missão prazerosa, um exercício contínuo de servidão pelo país.

Que venha 2022 com novos dias, com a esperança renovada e com certeza de que a instituição cumpre com maestria a missão de formar novos oficiais para o Exército Brasileiro.  Então, #vemsercadete.

A AMAN agradece a sua parceria e deseja a você e sua família muita paz, saúde e sucesso.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página