Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A AMAN não para
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A AMAN não para

  • Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 14h44
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 14h37

Tempo de manutenção

 A manutenção é parte fundamental para a sustentabilidade pessoal e dos meios  operacionais utilizados pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O Hospital Militar de Resende,  a Seção de Saúde do Corpo de Cadetes e o Hospital Veterinário da AMAN cuidam da saúde humana e animal. São responsabilidades  da Prefeitura Militar Acadêmica e da Administração do Conjunto Principal (ACP) a conservação e a manutenção das instalações dessa gigante Academia.

Com maestria esses profissionais colocam a mão na massa e executam diversas atividades. E são tantas ao longo do ano, que os números  impactam. De janeiro a novembro, somente a ACP realizou 1.944 serviços de elétrica, mecânica, borracharia, lanternagem e pintura.

Enquanto isso, cada um dos mais de cinco mil militares na ativa da AMAN são responsáveis por também cuidar e ajudar a informar sobre as necessidades de manutenção aparentes.

Quando o assunto são meios operacionais, os cursos e demais seções da AMAN executam diversas atribuições como forma de preservar o material de emprego da Força Terrestre.

Neste mês de dezembro, por exemplo, foi encerrado o Estágio de Manutenção e de Operação de Posto de Combustível. 

O novo Posto de Combustível da AMAN foi  idealizado em 2017 e inaugurado em dezembro de 2019. Com o objetivo de otimizar os processos que envolvem a nova instalação, foi ministrado o curso para capacitar os integrantes da AMAN na manutenção e na operação dos equipamentos do posto.

O instrutor, o integrante da  Diretoria de Material do Exército, 1º Sargento J. Luz possibilitou um ganho de novos conhecimentos, principalmente aos militares que trabalham diretamente no posto e aos voluntários dos cursos Básico e de Cavalaria. Eles aprenderam sobre a implantação de um de plano de manutenção e plano de resposta a  acidentes (modelo); sobre a execução da drenagem periódica dos tanques; a respeito de manutenção das bombas de abastecimento e as principais panes, motobomba, registros e tubulações; além de  montagem de kit de mitigação de acidentes,  plano de combate a incêndio,  biodiesel e  procedimentos para análise e coleta de amostra.

A manutenção faz aumentar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira das Organizações Militares. E tamanho zelo impacta diretamente na segurança dos meios utilizados, por exemplo,   no apoio logístico às operações militares ao longo do ano.

Em sendo uma grande cidade acadêmica, com mais de 12 mil pessoas (entre militares, familiares e servidores civis), a AMAN é também a Casa do Cadete.  Uma casa bem cuidada reflete diretamente na qualidade de vida daqueles que a habitam. Por isso, a AMAN segue firme com seu Projeto Marechal José Pessôa. Iniciada em 2020, a atividade em sua vertente de recuperação da infraestrutura da AMAN acontece simultaneamente por meio da atuação efetiva de uma equipe do Sistema de Engenharia do Exército para revitalizar a Infraestrutura do Conjunto Principal I (CP I) e do Conjunto Principal II (CP II) e suas áreas contíguas, além da análise de demandas das necessidades de obras na Seções de Educação Física e na Seção de Equitação.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página