Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em 2022, influenciar melhor para conquistar mais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Em 2022, influenciar melhor para conquistar mais

  • Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 14h17
  • Última atualização em Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 12h16

Caro leitor,

“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu”. Com estas palavras do livro sapiencial do Eclesiastes, cap. 3º, versículo 1, abre-se a famosa lista dos tempos para cada coisa que fazemos debaixo do sol, nesta vida efêmera e veloz. Início de meio expediente também pode dignificar e ressignificar nossos ideais, valores e princípios pessoais. “Meio expediente significa a nossa miraculosa habilidade de fazer o mesmo serviço de sempre na metade do tempo habitual” ,dizia um falecido general, um grande e saudoso amigo do SAREx.

FAZER O SERVIÇO MILITAR DE SEMPRE NA METADE DO TEMPO.

E para que ninguém se precipite nas conclusões, informo também que o falecimento desse general, marcado pela paz do dever cumprido, não se deveu à pratica deste bom princípio de agilidade, profissionalismo e presteza. Para ele, o meio expediente anual, em sendo um tempo diferenciado pela brevidade apenas exige de cada equipe, seção ou setor, a concentração de forças e a conquista dos objetivos mais imediatos, com aproveitamento do êxito já alcançado pelos bons hábitos ao longo do período. Em nosso caso, tempo é mais do que dinheiro, tempo é serviço realizado e missão bem cumprida! Quem serve lidera, quem lidera vence. Pensemos, então, na liderança que é nossa especialidade na AMAN: aqui ensinamos a liderar, formamos exímios líderes, e perpetuamos uma instituição que lidera a lista de excelência como instituição militar.

Nas várias definições possíveis para a noção de liderança sempre aparecem estes dois lados bem conhecidos da moeda: primeiro, liderar é orientar para um objetivo e, em segundo lugar, é influenciar a conduta de homens livres. Liderar é fazer as  liberdades abraçarem a devida inclinação para a ação, de forma consciente, proposital e intencional, tão logo seja estabelecido o objetivo claro e racionalmente ordenado. Se alguém tentasse influenciar outras liberdades sem um objetivo honesto e claro, isso não passaria de manipulação de psicopatia social. Por outro lado, se tentássemos orientar para um objetivo aqueles a quem nem minimamente conseguimos influenciar, isso poderia nos levar a três resultados indesejáveis: uma conquista apenas PARCIAL do objetivo, um ATRASO

na conquista do certame ou, na pior dos casos, em FRACASSO na consecução do objetivo original.

Donde a necessidade prioritária em nosso 2022: influenciar melhor para conquistar muito mais.

Metas claras e influência duradoura formam como que o corpo e a alma daquela verdadeira liderança que os bons liderados merecem e esperam. Metas sem influência ou vice-versa, não passaria respectivamente de um corpo sem alma ou de alma desencarnada, ou seja, uma coisa natimorta ou uma engraçada assombração!

Quanto mais audaciosas forem as metas, maior influência haverá de ser empregada. Quanto mais influência for exercida e mantida no combate, mais  ambiciosas metas poderão ser agregadas, e o melhor: com esperança de sucesso ampliado.

Pergunto respeitosamente aos líderes de nossa Academia se as suas metas para suas equipes tem sido claras ao longo do ano e se, simultaneamente, a influência de sua liderança tem sido eficaz na consecução do que vem sendo comandado a seus liderados.

Daí emerge a necessidade para o autêntico líder de desenvolver continuamente a sua personalidade para manter o serviço de sua influência sobre a atuação de seus liderados. Com efeito, uma personalidade atrofiada, pouco desenvolvida ou estagnada nos próprios defeitos, torna a influência do líder bastante restrita ou bem menor junto a seus liderados. Quem nunca teve uma experiência profissional desse naipe em sendo comandado?

Sem desmerecer o valor das estatísticas e a honestidade de lucros lícitos, um autor da área de gestão empresarial afirma que, “quando (em uma empresa) não se enxerga outra coisa senão os números, está se deixando de ver o essencial. Numa ‘cultura de números’, a liderança – principalmente quando deseja ser motivadora – torna-se cada vez mais difícil, porque as pessoas lideradas não veem  muito sentido (em lutar e sofrer por causa de) números” ...preferem escrever suas próprias histórias de superação para ter o que contar no futuro e ter razões maiores pelas quais lutar e dar a vida.

Como no Exército, não trabalhamos em favor dos dividendos financeiros de acionistas sedentos de dinheiro, mas em prol de um povo bom, de uma “brava gente” que espera o melhor de nós, que o Senhor dos Exércitos nos conceda angariar para a AMAN, ainda neste ano e no vindouro, novas melhorias na promoção e aperfeiçoamento do exercício da liderança em nosso clima organizacional.

Ofertamos ainda as boas-vindas oficiais da Capelania ao novo Comandante do Corpo de Cadete, o Sr Cel Vinícius, garantindo-lhes o apoio irrestrito e a disponibilidade total do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro na AMAN e augurando-lhe êxitos continuados nesta que é uma das mais gratificantes lideranças de nosso Exército: comandar os jovens cadetes de Caxias e suas equipes de briosos instrutores, monitores e líderes.

Que o Senhor dos Exércitos seja o seu fiel condutor  espiritual em cada atividade, planejamento ou atitude à frente do Corpo de Cadetes.

E, finalmente em nome do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, desejo a todos os senhores e seus familiares muita saúde e paz como penhor daquela certeza luminosa de que empregamos a nossa vida em algo que vale a pena.

Que o Sr Gen PIMENTEL, os diletos Srs Oficiais e as distintas Praças de nossa AMAN, tenham um feliz e santo Natal, em suas viagens e seus descansos, em união de amor e fé com seus entes queridos, esposas, filhos, netos e demais parentes.

Muito obrigado pela atenção que nos foi dispensada em 2021.

DEUS SEJA LOUVADO

Pe. Uyrajá LUCAS Mota Diniz – Cap SAREx

Capelão da Academia Militar das Agulhas Negras

registrado em:
Fim do conteúdo da página