Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gen Paulo Sérgio visita a AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gen Paulo Sérgio visita a AMAN

  • Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 19h47
  • Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 18h46

Neste dia 9 de fevereiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu o Comandante do Exército Brasileiro (EB), General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O Gen Paulo Sérgio chegou à Instituição de Ensino Militar no dia 8 de fevereiro, quando foi recepcionado pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. Na parte da noite, desse mesmo dia, esteve junto com os  Instrutores e Monitores da Academia Militar no Clube de Subtenentes e Sargentos (CSSAN). O evento possibilitou que o Comandante do Exército conhecesse aquelas instalações, onde elogiou o alto padrão encontrado no Clube.

Na manhã do dia 9 de fevereiro, foi recebido pela Guarda de Honra na Avenida do Exército.

Em seguida, participou de uma reunião no Comando da AMAN e, posteriormente, fez a tradicional assinatura do Livro de Ouro.

Adiante, o Teatro General Leônidas (TGL) foi totalmente ocupado por Oficiais, Subtenentes, Cadetes brasileiros e de nações amigas e Sargentos, que assistiram a uma palestra do Gen Ex Paulo Sérgio, intitulada “Aula Inaugural 2022”.

A atividade foi acompanhada pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda, pelo Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Luis Claudio de Mattos Basto, e pelo Comandante da AMAN, Gen Pimentel.

“Orgulho de ter sido Cadete”. Com essa célebre frase  o Comandante do Exército iniciou a sua palestra. Destacou aos presentes, a alegria em poder voltar à Academia Militar e rever amigos de Turma de Formação (1980) e as novas gerações de Cadetes. “Passei por aqui em três ocasiões: no Curso Básico, ainda como Tenente; no Curso de Infantaria, como Capitão; e no Comando do Curso de Infantaria por três anos, como Tenente-Coronel, fatos estes ocorridos entre os anos de 1990 e 2002”.

Dando seguimento à sua apresentação, o Gen Paulo Sérgio ressaltou o Exército em números e a importância de sua entrega para o país, tendo como reflexo de sua efetividade o fato de ser a instituição com maior credibilidade no Brasil. Ao apresentar a atuação do EB, desde a Batalha dos Guararapes (1648) à pandemia da COVID-19 (2020- atual), ele demonstrou que a instituição está em constante evolução, preserva valores e tradições e torna-se o orgulho para o seu povo. Isso, segundo o Gen, muito se deve a homens e mulheres que integram o Exército de Caxias. “ Faz-se necessário o constante aperfeiçoamento para todas as missões assumidas por todos aqui. Eu estudei para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx-1976) e para ser o Comandante do Exército (2021)”.

Coragem, Devotamento, Solidariedade, Honra, Camaradagem, União, Sentimento do Dever e tantas outras atitudes militares são encontradas no Exército de um país de dimensões continentais. Hoje o EB é composto por 656 Organizações Militares, em 8 Comandos Militares de Área, 12 Regiões Militares, com 225 mil militares, sendo, destes 12 mil mulheres. Todos os dias 100 operações/patrulhas/demais apoios são executados em todo o Brasil, ações que envolvem 25 mil homens. “Muito dessa vocação e dessa missão tem início nos Colégios Militares, atualmente temos 14, compostos por 14.751 alunos”, afirma.

Sobre o futuro do Exército, o Gen Paulo Sérgio enfatizou diversos projetos de inovação, tecnologia e emprego da Força – Projetos Estratégicos. A conquista da Certificação da Organização das Nações Amigas para nova atuação em missões de paz, a partir de 2023; a construção da Nova Escola de Sargentos do Exército; o Projeto Hospital Militar de Área de Brasilia;  o Projeto Radares de Defesa Saber  M200; a Escola de Inteligência Militar do Exército.

Para esses e outros projetos, o Comandante do Exército destacou a importância da Cesão e da Comunicação Estratégica. Trouxe, ainda, um pouco de sua trajetória de 48 anos de vida militar,  como forma de incentivar o Cadete presente a seguir altivo na carreira. “Trago aqui minha história, destacando minhas passagens pela EsPCEx, AMAN e em tantas outras Organizações Militares, para mostrar, também, que nesse tempo todo sempre tive a família como minha base, minha força, além de salientar que, um dia, um de vocês estará aqui no meu lugar. Eu fui o número 25 entre 84 integrantes do curso de Infantaria e, há 10 meses cumpro a função de Comandante do nosso Exército”.

Ao final, Gen Paulo Sérgio demonstrou o orgulho pela composição do Exército, rico pela diversidade de seus homens e mulheres - “nós somos uma radiografia do povo brasileiro. E isso é muito bonito. Reforçamos nossa coesão”, finalizou.

No encerramento, ele foi homenageado com um vídeo produzido pela AMAN e recebeu das mãos do Cadete Vieira Filho, o mais bem classificado do Curso de Infantaria, o Espadim de número 60, que foi ostentado durante o curso na AMAN pelo então Cadete Paulo Sérgio.

Em seguida, o Comandante do Exército  fez uma visita ao Curso de Infantaria e recebeu o coturno Velho Borzega, em alusão ao fato de ser hoje o Oficial da Arma mais antigo na ativa.

Um almoço de confraternização selou a passagem do Comandante do EB pela AMAN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página