Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comandante do CMO na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comandante do CMO na AMAN

  • Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 14h57
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 15h14

O Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), General de Exército, Fernando José Sant'ana Soares e Silva esteve na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) neste mês de março. A visita teve a finalidade de apresentar aos militares as peculiaridades do CMO.
Na oportunidade, ele palestrou aos militares da instituição e também visitou o Curso de Cavalaria e Seção de Equitação.
O Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel teve a honra em recebê-lo e transmitir a satisfação de aprender ainda mais com um líder nato.

 

HISTÓRIA DO CMO (fonte EB)

A História do CMO é a própria história da presença militar do Exército na Fronteira Oeste. Com a fundação da Capitania de Mato Grosso em 1748, por desmembramento da Capitania de São Paulo, o 1º Capitão-General nomeado – Dom Rolim de Moura Tavares – chegou àquelas paragens com uma Companhia de Dragões. Essa tropa de cavalaria destinava-se a guarnecer as novas fronteiras conquistadas pelos bandeirantes. Aí está o início da presença militar na Fronteira Oeste, embrião do futuro Comando Militar do Oeste. 

Outros acontecimentos e personagens relevantes da presença militar na Fronteira Oeste a honrar a história do Comando Militar do Oeste tiveram destaque num passado mais recente. No início do século XX, o Marechal Rondon, nascido em Mimoso – Distrito de Santo Antonio do Leverger (MT), partindo de Aquidauana, percorreu as terras e os rios que cortam a imensa região Oeste do Brasil com seu inestimável trabalho de consolidação das fronteiras e integração territorial e humana das diversas tribos indígenas que habitavam aqueles rincões.

Posteriormente, em 1932, no contexto da Revolução Constitucionalista de São Paulo, o General Bertoldo Klinger, então comandante da 1ª Circunscrição Militar em Campo Grande (futura 9ª RM), liderou elementos de tropas sul-mato-grossenses em apoio aos revolucionários e criou o estado de Maracaju, aproximadamente o atual Mato Grosso do Sul, vindo a empossar o Prefeito de Campo Grande Dr Vespasiano Barbosa Martins, como Governador. Com o insucesso da Revolução, o estado criado à revelia da Federação foi desfeito, mas continuou latente a aspiração regional pela divisão de Estados, posteriormente concretizada pelo Presidente Geisel em 1977.

O CMO se orgulha não só pela consciência de conduzir nos ombros sua missão constitucional, mas, sobretudo, o legado cívico e moral de sua gloriosa história nessa rica e estratégica parcela do território nacional. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página