Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Básico celebra 64 anos na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Básico celebra 64 anos na AMAN

  • Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 14h18
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 14h37

Um almoço especial, realizado no dia 11 de março, selou uma Semana festiva na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Um encontro de antigos e atuais instrutores e monitores do Curso Básico tornou a comemoração de 64 anos de existência ainda mais significativa.

Eternos Comandantes do Curso Básico, ex-integrantes e seus familiares também participaram da solenidade, símbolo de coroamento  para os  membros da Família Sopé do Morro do Carrapicho.

Uma programação repleta de atividades tradicionais foi organizada pelo curso. A começar pelo dia 7 de março, quando os Cadetes de todas as Companhias do Curso participaram de celebrações religiosas, como forma de fortalecer a fé na missão e na caminhada dentro dessa Escola de Valores. Foram realizados cultos religiosos Católico, Evangélico e Espírita.

 

A Semana do Curso Básico antecede a data de aniversário de seu patrono: Henrique Lage. Apesar de não ser militar, ele possuía um grande espírito patriótico e um interesse pelas Forças Armadas. 

 Atualmente, as comemorações evidenciam os valores de camaradagem, rusticidade, respeito, entre outros. Afinal, o Básico é conhecido por Forjar Líderes do Futuro. Ao longo destes anos o curso reafirma o seu compromisso, pautado, principalmente, pelos valores observados em seu patrono, é o que diz o Comandante do Curso Básico, Tenente-Coronel Xavier.

 "Henrique Lage sempre foi um patriota, vibrou com o país. Por muitos anos, foi escolhido padrinho pelos Cadetes de Caxias. Afinal, seu espíriro de líder, com evidentes características de decisão, liderança, iniciativa e responsabilidade, projetaram a nossa Academia Militar e até o Brasil mundialmente, seja pelo seu exemplo, seja pelos investimentos feitos na área de defesa, especificamente nos campos portuário e de aviação”.

 Caberá ao Cadete do 1º ano, num futuro próximo, projetar o exemplo de seu patrono, ao organizar e liderar frações no corpo de tropa.  E foi em uma das atividades da Semana do Básico, no dia 8 de março, que eles demonstraram o espírito de corpo adquirido desde a Escola Preparatória de Cadetes e fortalecido nessa instituição militar.

 As competições esportivas contaram com as atividades de Hipismo, Corrida de Revezamento com montagem e desmontagem de fuzil, Cabo de Guerra, confecção de Painel do Curso Básico, e um Vídeo Institucional.

No mesmo dia, com muita satisfação, o Comandante do Curso Básico, TC Xavier fez uma homenagem em referência ao Dia Internacional da Mulher, às instrutoras e Cadetes do Curso. O reconhecimento foi registrado durante a formatura de premiação e encerramento das competições.

 

O dia 9 de março começou de maneira festiva. Ainda era madrugada, quando os Cadetes  participaram da alvorada festiva no Pátio Tenente Moura, seguida pela Formatura alusiva ao aniversário do curso. A formação de uma Guarda ao Busto de Henrique Lage.
O Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Pimentel fez uso  da palavra e parabenizou a todos pela data e pelo empenho padrão a ser seguido.

Em seguida, uma Cadete  do curso fez a leitura de um texto alusivo ao Curso Básico.

“Cadetes do Curso Básico, vibrem por fazerem parte da tão gloriosa Academia e, a exemplo dos que por aqui passaram, persistam em sua missão, porque somos peregrinos de uma caminhada sem fim [...]Nos dias de hoje, durante sua passagem pelo Básico, diversos militares renovam o compromisso, a vibração e o fortalecimento do cumprimento de missão, seja nas atividades no ensino acadêmico, seja no apromiramento técnico-profissional nos exercícios no terreno”. Leia o texto na íntegra AQUI

É com vibração que o Curso Básico segue fundamentado em seus valores. A cada ano são novos jovens que passam por esses ensinamentos e se tornam novos instrutores.  

 

 BÁSICO! AQUI SAO FORJADOS, OS LÍDERES DO FUTURO!

registrado em:
Fim do conteúdo da página