Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > General Amaro despede-se do serviço ativo em visita à AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

General Amaro despede-se do serviço ativo em visita à AMAN

  • Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 20h01
  • Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 18h17

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu nesta quarta-feira, dia 30 de março, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, que fez questão de estar na Escola de Valores para formalizar a sua despedida do Serviço Ativo, após mais de 48 anos dedicados ao serviço da Pátria.

O atual “detubo”, assim designado por ser o oficial mais antigo da arma de artilharia no serviço ativo, foi recebido pelo Comandante da AMAN, General Pimentel e pelo General Veterano Macedo, antigo instrutor do Chefe do EME.
Em seguida, ocorreu no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes a tradicional formatura com o efetivo desta Academia.

Em suas palavras, o Comandante da AMAN salientou a imensa alegria e honra em receber o Chefe do Estado-Maior do Exército, que está prestes a ingressar na reserva remunerada. “A Academia Militar encontra-se estruturada pra receber e homenageá-lo. Creio que não tenha um lugar mais elevado onde o senhor poderia estar se despedindo. Desejo-lhe muitas felicidades e tenho a certeza de que este será um dia especial para a memória, afinal só quem respira os ares da AMAN, sabe o quanto aqui vivemos nossa profissão com maestria”, destacou.

Em seguida, o Gen Amaro agradeceu: “Minhas primeiras palavras são de agradecimento ao General Macedo, meu antigo instrutor no curso de Artilharia. Hoje é uma grande honra retornar à esta casa, onde servi de 1984 a 1986, ajudando na preparação dos oficiais de Artilharia. São 48 anos de profissão militar. Aqui registro a minha confiança e minha certeza de que essa jovem geração de Cadetes dará prosseguimento a tudo aquilo que nossa instituição espera de nós, ou seja, a fé, a esperança e a força na missão. Nunca percam a fé e a força na missão.”

Ao final, a Academia Militar e o Batalhão Agulhas Negras desfilaram em continência ao Chefe do EME. Um dia para rememorar tudo o que foi vivido nesta Casa de Líderes.

A programação contemplou, ainda, uma visita ao curso de Artilharia, onde General Amaro teve a oportunidade de conversar com os Cadetes do 4º ano sobre a necessidade de se estabelecer um pacto entre as gerações, internalizando e praticando os valores que unem os nossos antepassados com o presente e o futuro da nossa Instituição. No parque da artilharia ocorreu, também, o plantio de uma muda de Pau Brasil.

Posteriormente, na Pista Andrade Neves, ocorreu uma atividade tipicamente militar, com o reconhecimento, escolha e ocupação de posição de uma bateria com as peças sendo guarnecidas por artilheiros de todos os tempos e o fogo sendo comandado pelo Gen Amaro.

Finalizando a programação , ocorreu um almoço de despedida realizado no Simulador de Apoio de Fogo.

Sobre General Amaro

Nascido em 25 de setembro de 1957, em Motuca-SP, o General Amaro é um dos integrantes da Turma Olavo Bilac. Filho de um ferroviário e uma dona de casa, ingressou na Preparatória do Exército (EsPCEx) em 1974 e foi declarado Aspirante a Oficial de artilharia em 1980, sendo o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado em Jundiaí-SP, sua primeiro unidade.
No retorno à Academia Militar, nos anos de 1984 até 1986, teve a honra, segundo ele, de aprender mais sendo instrutor de Cadetes. A carreira também foi marcada por missões no exterior, dentre elas, a Aditância do Brasil no Suriname, nos anos de 2000/2001.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página