Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Regata da Engenharia da AMAN agita Resende
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Regata da Engenharia da AMAN agita Resende

  • Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 13h19
  • Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 19h46

Pela primeira vez, a atividade contempla todas as Armas, Quadro e Serviço

Conforme prometemos, as águas do Rio Paraíba do Sul, em Resende, ficaram agitadas na sexta-feira, dia 1º de abril. Afinal, por lá passaram 14 equipes/154 Cadetes de todas as Armas, Quadro e Serviço da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Em sua 58ª edição, foi a primeira vez que houve a integração de todos os cursos na prova (Básico, Engenharia, Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Intendência e Material Bélico).

A tradicional Regata da Engenharia  faz parte da programação da Semana da Engenharia, Arma que comemora o seu dia em 10 de abril. A tradição de quase 60 anos também vai de encontro com a inovação. “Dos 11 integrantes no bote, há obrigatoriamente uma Cadete. Uma forma de integrar todos os cursos da Academia Militar nas festividades”, afirma o Comandante do curso, Major Machado.

Além da expectativa dos competidores, os olhares atentos da população resendense ganharam destaque neste ano. Confira na reportagem da mídia local.

“A prova requer atenção de todos e sempre mantém vivo em nós o espírito de competição”, destaca o Cadete do 4º ano da Engenharia, que participou da organização da atividade.

Além do patrono da Arma Tenente-Coronel Villagran Cabrita, São Pedro também contribuiu. O  tempo fechado e chuvoso deu espaço a uma tarde fresca e até com sol. Cenário perfeito para as equipes adentrarem o bote, pegarem seus remos e completarem o trajeto, incluindo as seis oficinas realizadas durante o percurso.

Determinação, vibração, espírito de corpo e confiança impulsionaram as equipes e animaram as torcidas.  As seis oficinas exigiram habilidade e meticolusidade. Atividades as quais os Cadetes praticam em sua formação na AMAN. Dentre os desafios impostos,  teve a escalada da Ponte Nilo Peçanha, a Ponte Velha, com o uso de corda.

A organização da prova realizou três largadas: a do curso Básico; do 2º ano da Engenharia; e largada dos demais cursos.

Os vencedores foram aqueles que realizaram a prova em menor tempo.

A Cavalaria ganhou a disputa entre as Armas/Quadro e Serviço. A 2ª Companhia do curso Básico ganhou a disputa entre os Cadetes do 1º ano. Já o bote que ganhou a prova do 2º ano da Engenharia foi o Sota-Voga.

Além da competição, a Regata da Engenharia também contou com uma praça de alimentação, com música ao vivo, uma forma de aproximar a AMAN da comunidade resendense.

Na solenidade de premiação, o Comandante da AMAN, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel parabenizou a todos e destacou que a competição é o retorno das atividades, além de ser uma satisfação em celebrar os feitos da arma. “É uma alegria comemorarmos juntos essa atividade e seus resultados”, enfatizou o General.

 

 

Confira outros links de reportagem: A VOZ DA CIDADE

                                                                FOLHA DO INTERIOR

                                                                PORTAL R3

fotos: COMSOC AMAN/ COMSOC ENGENHARIA E MAJOR LAUREANO

registrado em:
Fim do conteúdo da página