Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN tem novo Comandante
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN tem novo Comandante

  • Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 17h21
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 17h49

General Pimentel passa a função para General Felipe

Resende-RJ - Uma cerimônia marcada pela emoção e por um legado deixado pelo 44º Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, a história da bicentenária instituição.

Neste dia 12 de abril de 2022, a AMAN realizou sua troca de comando. Gen Pimentel (setembro/2020- abril/2022) passou o comando ao General de Brigada João Felipe Dias Alves.

Na oportunidade, a Academia Militar recebeu o novo General com a guarda de honra na Esplanada Ministro Dutra, em seguida, na Avenida do Exército, com a atuação exemplar da Banda de música do Batalhão Agulhas Negras.

A solenidade de passagem de comando contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda; do Antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Renato Cesar Tibau da Costa; do Antigo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército Rui Monarca da Silveira; do Comandante da 2ª Região Militar Jorge Cardoso Martins; do Comandante da 1ª Divisão de Exército, Kleber Nunes de Vasconcellos; Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Maurílio Miranda Netto Ribeiro; Diretor de Educação Superior Militar, Luís Cláudio De Mattos Basto; do Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Divisão Helder de Freitas Braga; do Antigo Presidente do Clube Militar e pai do General Pimentel, Gilberto Rodrigues Pimentel; do Antigo Vice- Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa, Ronald Silva Marques;  do Antigo Comandante da 10ª Região Militar, Hélio Chagas de Macedo Júnior;  do Antigo Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção Carlos Norberto Lanzellotte;  do Antigo Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuzo Ikeda; demais militares, do Prefeito Municipal de Resende, Sr Diogo Balieiro e autoridades civis de diversas regiões do Brasil, além de familiares e a imprensa sul fluminense.  

A passagem de comando foi marcada pela inauguração do retrato de General Pimentel na Galeria dos Ex-Comandantes da AMAN, na Biblioteca Marechal José Pessôa.

Em seguida, todos se deslocaram para o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, onde aguardavam em forma todos os Oficiais, Subtenentes, Sargentos e o Corpo de Cadetes.

A formatura, marcada por diversos ritos, contou com o olhar atento dos presentes, que, vibrantes, cantaram o Hino Nacional.

Coube ao General Pimentel descrever o que foram os mais de 570 dias frente ao comando da maior Academia de Ensino Militar da América Latina.  “Relembro-me dos momentos de Cadete. Despeço deixando parte da alma e do coração nessa AMAN. Não quero lembrar daquilo que não pode ser alcançado. Os que ombrearam comigo perceberam como me dediquei à formação de nosso Cadete. Aos Cadetes, nossa maior riqueza, desejo que sejam felizes. Espero reencontrá-los. A todos vocês dessa Academia Militar meus mais sinceros agradecimentos”, afirmou o General Pimentel que, ao final, desejou muito sucesso ao novo Comandante da AMAN e à sua família. Confira na íntegra as palavras  do General de Divisão Pimentel.

As restrições demandadas ao Exército Brasileiro devido à COVID-19, foram alguns dos assuntos destacados pelo Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, na leitura da referência elogiosa ao General Pimentel.  “Foi um comando marcado pela pandemia nunca vista, o que fez com que a AMAN adotasse diversas medidas.  O Gen Pimentel também priorizou uma gestão pautada por metas e objetivos. Destaque para o Projeto de revitalização da AMAN Marechal José Pessoa. Soube incentivar a  pesquisa, esmerou-se em capacitação de instrutores e internacionalizou nosso  Desafio Agulhas Negras, em 2022”, finalizou Gen Basto.

A formatura seguiu o seu rito. O momento mais aguardado foi a passagem de função do General Pimentel ao General Felipe.

Ao final, toda a tropa da AMAN desfilou em continência ao novo Comandante da AMAN.

A AMAN recebe com muita alegria o seu 45º Comandante.

CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE DA AMAN

O novo Comandante da AMAN João Felipe estava na Brigada de Infantaria Leve de Montanha, em Juiz de Fora/MG. Ingressou em 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, sendo declarado Aspirante a Oficial da arma de Infantaria da Academia, em 1991. Confira o currículo na íntegra.

  O General Pimentel passará a exercer a 5ª subchefia do Estado Maior do Exército Brasileiro, em Brasília.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página