Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mensagem do Capelão Militar Padre LUCAS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mensagem do Capelão Militar Padre LUCAS

  • Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 11h05
  • Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 11h05

“MENS SANA IN CORPORE SANO”

Mensagem do Capelão Padre LUCAS em 05 SET 22

 

O versículo 17 do Salmo 89 sugere-nos uma súplica diária: “Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho”. Mediante esta prece feita em favor de todos, desejo que a benção de Deus cumule de vitórias as próximas jornadas desta histórica semana do Brasil. E por falar no trabalho fecundo, fomos brindados com a vibrante mensagem de reconhecimento pelo êxito obtido nas competições da NAVAMAER, publicada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército: “Cadetes, PARABÉNS! Por meio da união e da força de vontade, a AMAN alcançou total sucesso nas competições! Parabéns aos atletas da Marinha e da Força Aérea por representarem suas escolas com dedicação e empenho”.

Trata-se, de fato, do aplauso virtual de louvor emanado por nossos superiores; aplauso que destaca, em justo mérito, o entusiasmo verde oliva de nossos atletas, que saíram daqui equipados com o sadio orgulho de vencer a si mesmos a cada dia. Assim movidos, superaram com inteligência, vigor e fidalguia os desafios dos esportes variados.

Além de terem representado com luzimento esta Escola de Líderes, os nossos briosos cadetes lecionaram a todos uma aula de motivação, com força varonil. O exemplo de superação dos desafios vitais é o melhor discurso de valorização da vida que precisamos, de fato, ouvir neste setembro amarelo recém-inaugurado.

Neste mês, iluminam a AMAN o resplendor de 50 medalhas de ouro, o alvo brilho das 31 medalhas de prata e o colorido incandescente das 29, de bronze. Cada uma delas condensa o precioso quilate dos valores castrenses e das tradições históricas, físicas, psicológicas e espirituais de nossa mocidade militar.

Devemos, portanto, a nossos jovens, “heróis a lutar”, o preço dessa alegria contagiante que renova a nossa coletividade laboral, amplia a pujança de nossos compromissos e faz-nos sonhar com um Brasil mais livre. Eis aí o nosso quase palpável orgulho de ser AMAN! Eis aqui a mocidade brasileira na qual eu tanto acredito (e os senhores também) e pela qual vale a pena cada minuto do expediente.

Apraz-me, pois, invocar as recompensas divinas sobre os responsáveis pela brilhante vitória e fazer ecoar nossos humildes cumprimentos ao Comando da AMAN e ao Comando do Corpo de Cadetes, extensivos à equipe da Seção de Educação Física, pela notável conquista na história do atletismo no EB que enaltece, sobretudo, o nome da AMAN, elevando esta Casa de Valores a novos patamares de referência, parâmetro maior da disciplina militar prestante.

As 110 luzentes medalhas sugerem-nos algo a mais: “Orandum est ut sit mens sana in corpore sano”. Essa bimilenar sentença do filósofo romano Decimus Iunius Iuvenalis sintetiza o que uma pessoa de bem deve querer para tornar digna a sua existência. Ser um homem de mente saudável morando ​​em um corpo são inspirou também aquele dito prático do romancista francês Jean Giradoux (1882-1944), que escreveu: “Que o teu corpo não seja a primeira cova de tua alma”.

Mais do que um parâmetro de saúde, o ideal de sanidade integral resume o que alguém deve esperar da vida, enquanto peregrina rumo à eternidade.

Cada um pode almejar ser dono de uma mente sã, custodiada em corpo sadio, desde que viva a serviço de um ideal de vida reta aos olhos de Deus e diante dos homens. De que nos adiantaria uma vida saudável, se vivêssemos atolados em alguma forma de pecado? Isso não seria vida, mas morte. De que adiantaria a um criminoso a longevidade de um Matusalém? Ser-lhe-ia trágico! Existir por existir, sem uma pauta ética e religiosa de relevo pela qual agir, não nos diferenciaríamos em nada das pedras e samambaias.

Pensando nisso, o poeta romano já citado, agrega outras recomendações úteis para alcançarmos o tesouro da sanidade integral de corpo e de mente; um autêntico plano de vida: “Tu deves cultivar uma alma corajosa que não tem medo da morte e que coloca a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporta qualquer tipo de trabalho, que desconheça a ira e acredite mais nos trabalhos selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. Revelarei a ti aqui o que tu podes dar a ti mesmo; certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude”. Reparem quanta erudição prática e a sabedoria motivacional concreta a respeito do foco no sucesso!

Assim, está claro para nós que a justa valorização da vida e a consecução da felicidade almejada dependerá, em medidas áureas, de uma mente sã, de uma inteligência cultivada, de uma cultura pessoal abrangente e estratégica, de uma inteligência emocional competente e criativa, forjadas sob a têmpera de virtudes morais. No dizer dos antigos pedagogos gregos, isso era a ARETÉ, a pura excelência de uma vida reta, totalmente inclinada ao bem.

Enfim, ao mencionarmos a MENS SANA, convém-nos destacar, com a objetividade de nosso Decano, o Cel Linhares, “a realização exitosa do Congresso Acadêmico Nacional de Defesa”. Este importante evento sediado na AMAN e por ela coordenado com perfeição, elevou sobremaneira o nome de nossa tradicional Divisão de Ensino, sob a exímia liderança do Cel ZENI e de seus comandados. A Divisão de Ensino, coadjuvada por outras equipes de trabalho bem comprometidas, não somente mantiveram garantido, senão que ampliaram, em muito, o resplendor de nossa Academia como uma estrela de grandeza maior no firmamento das instituições sérias de nossa Pátria. Emitimos nossos efusivos parabéns e nossas bençãos mais seletas à valente Divisão de Ensino e aos demais setores engajados neste evento.

Enfim, meus senhores, se tudo ocorreu bem no congresso e nos esportes, devemo-lo às bençãos do Céu. Ao Bom Deus, elevemos nossa gratidão pelos novos ganhos institucionais, às vésperas deste Bicentenário da soberania de nossa Pátria.

Um abençoado mês de setembro para todos! Sejam bem felizes e acreditem no sucesso de nossa missão! Obrigado.

 

DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO

 

Pe. Uyrajá LUCAS Mota Diniz - Maj

Capelão da AMAN

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página