Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN realiza Formatura do Dia da Bandeira Nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN realiza Formatura do Dia da Bandeira Nacional

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 20h28
  • Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 20h28

No dia 19 de novembro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a formatura do Dia da Bandeira.

Na praça General Affonseca, praça do lago, exatamente às 12h,  o hasteamento foi realizado. Rito que segue a legislação em vigor.

Durante a cerimônia, o Corpo permanente da AMAN e do Batalhão Agulhas Negras e  representantes de  instituições de ensino de Resende participaram da solenidade, além de militares da ativa e reserva, que foram homenageados com a entrega da Medalha Marechal José Pessôa.

Ocasião, também, em que as Bandeiras consideradas inservíveis foram  incineradas.

A Bandeira do Brasil, um dos símbolos nacionais, foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído.

 A Bandeira Nacional possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes. No círculo azul encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará e o Mato Grosso do Sul é representado pela estrela Alfa da Hidra Fêmea.

 Imagens: Cel Feres, Tenente Varandas e Tenente Ana Cordeiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página