Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Retrospectiva 2022 na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Retrospectiva 2022 na AMAN

  • Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 11h29
  • Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 12h00

Não dá nem para acreditar que 2022 já está chegando ao fim.

Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) a retrospectiva é uma das melhores de nossa história. Afinal, vencemos mais um ano e entregamos ao Brasil e ao mundo 395 novos Oficiais brasileiros e de Nações Amigas.

Vem com a gente nessa viagem no tempo.

Em janeiro, recebemos mais de 430 novos alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Em fevereiro, passaram pelo portão de entrada dos novos Cadetes 424 jovens oriundos de todas as partes do Brasil. Ocorreu também mais uma edição das Olimpíadas Acadêmicas.

Em março, enviamos a AMAN para a  Chimaltlalli 2022. A equipe conquistou o 5º lugar, sendo que as três posições iniciais ficaram para as equipes do México.

Em abril, a AMAN comemorou seus 211 anos de tradição. Na oportunidade, foi realizado o plantio de mais um exemplar de muda do Pau Brasil. Aconteceu também a 2ª edição do Desafio Agulhas Negras e a Sandhurst.

Em maio, a AMAN recebeu o Subcomandante das Operações Terrestres (COTER) e que comandou as Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país africano, Congo, o General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

Em junho, de 7 a 10 de junho ocorreu a Prova Aspirante Mega, o tradicional exercício de desenvolvimento da liderança aplicado ao 3° ano do Curso Infantaria.

Em julho, inauguramos a Rádio Verde Oliva.    

Desde 2002, as emissoras do Sistema Verde Oliva de Rádio têm conquistado seu espaço na audiência Com o slogan “Sinal Verde para a Boa Música”, as emissoras visam entregar ao público a programação de conteúdos de qualidade, com músicas, notícias e informações institucionais que aproximem o Exército da sociedade. 

Em agosto e setembro,  a Academia Militar das Agulhas Negras sediou o XVII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). 

Celebramos em agosto, o tradicional Espadim. 395 Cadetes receberam suas réplicas das espadas de Caxias.

Em setembro, o saudoso Tenente Leal recebeu a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa. Na oportunidade, ele comemorou 100 anos  de vida. Duas semanas depois, faleceu.

Em outubro, a equipe Saci da Seção de Instrução Especial da AMAN levou os Cadetes do 2º ano para a tão esperada SIEsp de Selva. A AMAN também conheceu o seu Plano de Gestão Ambiental.

Em novembro, tivemos a Manobra Escolar, o Programa Conheça o Seu Exército e também o Aspirantado 2022.  O Bicentenário da Independência, formada por 395 cadetes, adentrou o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes pela última vez e se despediu da instituição para escreverem um dos mais importantes capítulos da Academia: a formação da primeira Cadete de Nações Amigas na AMAN.

Em dezembro, ocorrem os Encontros de turma.

A Turma Barão do Rio Branco comemorou 70 anos na AMAN. E tem muitos outros encontros previstos.

Que venha 2023 com a esperança renovada e com certeza de que a instituição cumpre com maestria a missão de formar novos Oficiais para o Exército Brasileiro.

A AMAN agradece a sua parceria e deseja a você e sua família muita paz, saúde e sucesso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página