Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN realiza a Cerimônia de abertura das Olimpíadas Acadêmicas 2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN realiza a Cerimônia de abertura das Olimpíadas Acadêmicas 2023

  • Publicado: Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 13h04
  • Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 13h04

No dia 24 de fevereiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) deu início à 72° Edição das Olimpíadas Acadêmicas.

Militares, familiares e convidados lotaram as arquibancadas do tradicional Estádio Mark Clark para assistirem a mais uma cerimônia de abertura vibrante e significativa, em que o grupamento de atletas que irão disputar as diferentes modalidades ocupou posição de destaque e as torcidas deram um show à parte.

O juramento do atleta foi proferido pelo cadete Ribas, do 4° ano, vice-presidente da SAM, e marcou o compromisso dos cadetes de disputarem cada medalha com garra, lealdade e dentro de um ambiente de sã camaradagem. 

A tocha olímpica foi conduzida pela Cadete Ana Laura, do 4° ano do Curso de Intendência, atleta destaque da AMAN na última NAVAMAER e recordista de diversas provas do Atletismo. A ela coube a honra de acender a pira olímpica que irá arder durante toda a semana de competições.

No total, cerca de 1000 Cadetes irão competir nas 14 modalidades esportivas, além de outros 600 que atuarão nos bastidores do evento e nas vibrantes e entusiasmadas torcidas.

Os Cadetes do 4° ano, Venâncio, do Pentatlo Moderno, e Rondon, das equipes de Esgrima, Atletismo e Tiro são alguns dos atletas desta edição das Olimpíadas Acadêmicas. Eles demonstraram sua vibração com os jogos deste ano.

"O pentatlo moderno exige determinação. Em especial, por ter cinco modalidades. É um esporte militar, e para sermos os melhores, é preciso abrir mão de muitas coisas”, disse o Cad Venâncio.

Já a Cadete Rondon destacou a maior participação das mulheres na edição deste ano das Olimpíadas. Elas agora estão no vôlei e em outras disputas dentro do atletismo.

"É o quarto ano que eu disputo, com a mesma expectativa de vencer.  Estamos muito bem representadas e com novas atletas também".

Ao declarar aberta a competição, o General Felipe enfatizou: "Que seja uma semana de grande mobilização. Que possamos vibrar e torcer com as conquistas de nossos atletas. Que esta semana possamos descobrir novos talentos. Mas, sobretudo, reforçar nossos laços de camaradagem, companheirismo, espírito de corpo e integração de nossas Armas, Quadro e Serviço da Academia Militar". O Comandante da AMAN salientou também o quão marcante é a Olimpíada Acadêmica na vida do Cadete: "Desfrutem desse momento, jovens Cadetes. Vivam a emoção de cada disputa. Vibrem com o entusiasmo marcante de nossa juventude!”

Há 72 anos, a Olimpíada Acadêmica tem o mesmo objetivo: fortalecer o espírito de corpo e desenvolver valores militares entre os jovens Cadetes, futuros Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro.  

Os seguintes troféus estarão em disputa pelas equipes:

- o Troféu Duque de Caxias - pelos Cadetes das Armas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Material Bélico, Comunicações e Intendência;

- o Troféu Maria Quitéria - pelas Cadetes do segmento feminino do Curso Básico, Intendência e Material Bélico; e

- o Troféu Agulhas Negras – disputado pelos Cadetes das Companhias do Curso Básico.

Os melhores atletas das 72a Olimpíadas Acadêmicas irão compor as equipes representativas da Academia na próxima edição da NAVAMAER, que será realizada em setembro deste ano, aqui mesmo na AMAN, onde nossos atletas irão defender a hegemonia da Academia Militar das Agulhas Negras frente à Escola Naval e à Academia da Força Aérea.

Acompanhe a programação completa dessa grande competição desportiva em nossas redes sociais (AMAN_Oficial e Vem Ser Cadete).

Venha assistir as competições.

São mais de 80 horas de atividades realizadas nas 14 modalidades (Triatlo, Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pólo Aquático, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tiro e Voleibol).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página