Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Olimpíada da AMAN agita e muda a rotina do Cadete
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Olimpíada da AMAN agita e muda a rotina do Cadete

  • Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 18h57
  • Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 18h58

A rotina da Olimpíada Acadêmica 2023 na AMAN é diferente de toda aquela comparada à formação do Cadete de Agulhas Negras.

A 72ª edição da Olimpíada reúne mais de 80 horas de atividades, espalhadas em 14 modalidades.

O objetivo das Olimpíadas Acadêmicas é fortalecer o vínculo do militar com a prática constante da atividade física.

A piscina fica repleta de jovens Cadetes disputando 50, 100, 200 e revezamento medley (4x100) na busca pelos Troféus Agulhas Negras, Duque de Caxias e Maria Quitéria.

Ainda no aquecimento, a Cadete Andreina, do 4º ano do curso de Material Bélico, estava animada e preparada para a disputa de 200 metros. “Vamos competir e nos superar na natação, dentro do pentatlo moderno. Além, é claro, da busca pelo Troféu Maria Quitéria”, o qual é disputado apenas pelas cadetes.

Aproximadamente 1000 Cadetes  competem em 14 modalidades esportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo moderno, pentatlo militar, polo aquático, tiro, triatlo e vôlei.

Ainda no curso Básico, os Cadetes Eleazar e Soares Pinto já sabem da importância dessa grande competição para a formação, pois representa o espírito de congraçamento entre as companhias.

 “O esporte ensina para a vida. A gente busca vencer aqui e repete isso em nosso dia-a-dia”, destacou Cad Eliazar, que compete pelo atletismo.

O Cad Soares Pinto segue no triatlo, pentatlo militar, natação e no pólo aquático. “Estou representando minha companhia nesta edição e sei da grande integração das Armas, Quadro e Serviço nas atividades, além de ser uma honra participar dessa competição, que representa grande coesão para a Academia Militar”.

Nas quadras, campos, pistas, piscinas e tatames eles estão a todo o vapor  para entregar o melhor às suas equipes, além, é claro, de poderem representar a AMAN na NAVAMAER, que reúne também os Cadetes da Academia da Força Aérea e Aspirantes da Escola Naval.

Grandes feitos são conquistados pelos atletas. No Pentatlo Militar o Cadete Miguel foi o líder da prova, com 2”34”40.

Até a próxima sexta-feira tem muita disputa pela frente.

Toda a programação tem entrada gratuita e pode ser acompanhada pela população.

As escolas de Resende, a família militar e diversos outros convidados têm marcado presença na atividade.

A  AMAN recomenda que o traje dos convidados seja esporte. Informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A competição desportiva também desenvolve nos Cadetes atributos como coragem, disciplina e o espírito de corpo, que são características essenciais para a boa formação do Oficial do Exército Brasileiro.

Os Cadetes da Arma de Infantaria venceram em 2022. Uma rivalidade saudável e que fortalece o vínculo de irmandade entre os Cadetes.

Quem será que leva em 2023?

Acompanhe as informações no aman_oficial e no VemSerCadete.

Confira a programação completa. (Link aqui)  

E também pelo boletim informativo Momento Olímpico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página