Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Marechal José Pessôa na AMAN em 2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Marechal José Pessôa na AMAN em 2023

  • Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 14h33
  • Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 14h34

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é considerada uma grande cidade, por onde passam todos os dias 12 mil pessoas.

A instituição militar entrega anualmente ao Brasil cerca de 450 Aspirantes a Oficial, o que exige um amplo esforço estratégico, de maneira a garantir a operacionalidade e a confiabilidade do Exército Brasileiro.

Por isso, iniciou em 2021 o Projeto Marechal José Pessôa (PMJP), que tem como objetivos “Reorganizar a AMAN” e “Revitalizar sua infraestrutura”. Missões essas que serão realizadas dentro de um planejamento previsto para os próximos 20 anos.

O PMJP está de acordo com a Diretriz do Comandante do Exército 2023-2026, alinhado ao Plano Estratégico do Exército 2020-2023 e em consonância com o Conceito Operacional do Exército 2040.

A iniciativa visa a transformação e a modernização do Exército, de maneira que “proporcionem capacidades para enfrentar ameaças mais relevantes ao País e contribuam para o desenvolvimento nacional”, ressalta o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Estruturado em macroprocessos: 1- Finalísticos, 2- Gerenciais; e 3- Apoio, o PMJP conta com a atuação de militares de todos os setores, cursos e seções, cabendo ao Escritório do Projeto Marechal José Pessôa, gerenciada pelo General de Brigada R1 Wagner Oliveira Gonçalves, planejar e acompanhar a reorganização e a revitalização da infraestrutura da nossa Academia Militar.

A Reorganização da AMAN, além da Comissão Especial de Obras, busca a criação de uma Base Administrativa e de uma Base Logística.

Em 1 ano e meio de existência vários objetivos foram alcançados, como a organização e o funcionamento da Comissão Especial de Obras e os projetos e execução de 8 obras em 2022 e 2023, tais como a construção do Bloco de Próprios Nacional Residenciais (PNR)- de janeiro de 2023 a março de 2024- e a nova Cozinha do Conjunto Principal 2 da AMAN- julho de 2023  a outubro de 2025.

Conforme fotos:

Legenda: dois blocos de PNRs, com 24 apartamentos

 

 

Legenda: novo rancho e cozinha do CPII

 

Sendo a instituição do Ministério da Defesa mais visitada do Brasil, o compromisso em cuidar desse patrimônio histórico e cultural justifica-se num projeto de tamanha magnitude que, não à toa, leva o nome de Marechal José Pessôa: o idealizador dessa Casa de Valores nas Agulhas Negras.

Se depender do engajamento abnegado desses homens e mulheres, daqui a 20 anos (2041), haverá uma Academia Militar ainda mais bonita, preservada e, acima de tudo, em consonância com os anseios de uma sociedade mais moderna, mas não se esquecendo de seus valores institucionais e de seu principal objetivo: a formação do Oficial Combatente de Carreira do Exército.

“É importante sonhar, mas o mais importante é transformar o sonho em realidade.” Gen José Pessôa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página