Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN ENCERRA A 72ª OLIMPÍADA ACADÊMICA - INFANTARIA É A GRANDE CAMPEÃ
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN ENCERRA A 72ª OLIMPÍADA ACADÊMICA - INFANTARIA É A GRANDE CAMPEÃ

  • Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 16h41
  • Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 16h41

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) encerrou nesta sexta-feira, dia 3 de março de 2023, a 72ª Olimpíada Acadêmica.

Em oito dias de atividade, foram inúmeras as conquistas alcançadas nesta edição. A começar pelas marcas atingidas pelos cerca de mil Cadetes atletas

Tivemos exemplos de disciplina e desporto na quadra, na piscina, no campo, nos tatames, bem como no suporte logístico e organização. Enquanto uns se concentraram em suas modalidades, outros 600 Cadetes ficaram atentos para que nada saísse do planejado, seja na realização das provas, seja nas atividades comuns a todos os envolvidos. A apresentação de diversos estandes destinados à venda  de materiais militares e esportivos e à exposição de materiais de emprego militar, além da abertura e encerramento dessa edição, foram merecidamente pontos de destaque.

No encerramento, todas as equipes estiveram reunidas para selar esse grande evento, que consagrou a Infantaria com a grande campeã, seguida pela Cavalaria e Artilharia.

Quem se destacou conquistou:  os Troféus Duque de Caxias, Agulhas Negras e Maria Quitéria.

Dentre os progressos, a criação da Equipe de Tiro Prático da AMAN e a inédita participação das mulheres no Vôlei.

O Basquete, Triatlo, Judô, Hipismo, Futebol, Natação, Pentatlo Moderno, entre outras, são modalidades conhecidas do público, tanto na Olimpíada Acadêmica da AMAN, como também em grandes eventos esportivos. Mas na AMAN há também as modalidades estritamente militares, como o Pentatlo Militar. Nele, o lançamento de granada é uma prova que exige concentração e preparo físico do competidor, que muito se aproxima da atividade operacional.

Outro destaque é a Orientação. Com média de 13 km de extensão as pistas e possuindo muito charco e cotas ao longo dos trajetos, os atletas romperam a linha de chegada esgotados. E isso é o que também deu mais emoção à essa rústica atividade.

O esporte mais popular também teve militares engajados na realização e no show apresentado. O Cadete Mazza, do curso de Artilharia, estava ansioso pela final do futebol, entre Artilharia e Infantaria. “É a oportunidade de celebrar essa modalidade que gostamos tanto, além de interagir com os Cadetes das demais Armas, Quadro e Serviço”, afirmou o atleta.

De maneira majestosa, a Academia Militar encerra mais uma edição da atividade, que também tem como objetivo, definir as melhores equipes para representar a AMAN na competição NAVAMAER, que conta também com representantes da Escola Naval e Academia da Força Aérea e que irá ocorrer no segundo semestre do ano, na AMAN.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página