Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana da Artilharia na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Semana da Artilharia na AMAN

  • Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 20h01
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 20h01

De 12 a 17 de junho, foi comemorada a Semana da Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras.

Cultos religiosos, Alvorada festiva, Formatura geral em comemoração ao Dia da Artilharia, prova hípica, a tradicional demonstração de tiro de diversos materiais de artilharia “DEMONSTRART” e o baile da Artilharia foram realizados para celebrar a data.

Na noite de segunda, dia 12 de junho, foram celebradas diversas atividades religiosas, como forma de enaltecer os valores e crenças dos artilheiros. Na capela da AMAN, ocorreu a missa em homenagem à Santa Bárbara, padroeira da Artilharia. No Auditório General Médici, o culto Evangélico e no anfiteatro 202, a reunião espírita. 

Dando continuidade às atividades festivas da semana, em 14 de junho, houve a Alvorada festiva da Artilharia, seguida da formatura geral alusiva à Arma de Mallet, ocasião em que houve a entrega de premiação ao Cadete Xavier vencedor do concurso literário da semana. Na sequência, foram realizados o culto à Bandeira Nacional e o registro da foto oficial do curso, na praça General Affonseca.

 As festividades da DEMONSTRART tiveram início na tarde de 16 de junho, na Pista Andrade Neves e continuaram na manhã de sábado. A atividade culminou com a entrega dos binóculos aos novos integrantes da arma de Mallet. Extremamente vibrante, trata-se de um exercício muito aguardado pelos antigos e novos artilheiros, quando há a demonstração dos materiais de artilharia existentes no Brasil para execução do tiro real.

 Este ano, prestigiaram as atividades da Semana da Artilharia na AMAN os seguintes OfGen oriundos de Artilharia: GenEx Richard, Chefe do DECEX, GenDiv Ribeiro, V Ch DECEX, GenDiv Alvarenga DirEdcTec Mil, GenDiv (Veterano) Macedo, GenBda Paixão, Cmt ArtEx, GenBda Fabiano, Cmt EsAO, GenBda Carlos Marcelo, Cmt AD/3 e GenBda Taranto, Cmt AD/5.

 Cada discípulo do Patrono Marechal Emílio Luís Mallet sabe da honra em pertencer à Arma dos fogos largos, densos e profundos.

“Ser Artilheiro é, acima de tudo, praticar os valores e tradições dessa Arma. Todos os dias renovo o compromisso com a missão que escolhi. Sinto-me muito orgulhoso em fazer parte dessa história de tradição”, afirma o Cad do 4º ano, Guilherme Souza.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página