Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Eles precisam ser melhores" (Mens. Pastor Profírio - Cap. Militar)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

"Eles precisam ser melhores" (Mens. Pastor Profírio - Cap. Militar)

  • Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 18h26
  • Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 18h28

    “Eles precisam ser melhores, porque os desafios são maiores”. Estas palavras foram proferidas pelo Sr. Gen Tomás em sua última visita ao Curso de Infantaria. O Comandante do Exército se referia aos atuais Cadetes como sendo melhores do que os Cadetes de outrora. A razão para esta serena constatação, desprovida de qualquer vaidade e personalismo, é a certeza de que uma instituição permanente, como é o nosso Exército, mantém-se relevante e fixa na sua missão precípua à medida que dia-a-dia preserva os mesmos valores que animaram todas as gerações anteriores, ao mesmo tempo em que mostra a sua capacidade de ler o seu papel frente às mudanças temporais.

     Eles precisam ser melhores, porque terão que enfrentar realidades desconhecidas. Como faz questão de lembrar o Sr. Gen Felipe, Comandante da nossa Academia, “os nossos Cadetes estão sendo preparados para desafios que não conhecemos”. O ambiente que os espera do lado de fora do Portão Monumental é cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA – Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity). O mundo no qual estes jovens hão de cumprir as suas missões é frágil, agnóstico, não linear e incompreensível (BANI – Brittle, Agnostic, Nonlinear, Incomprehensible). Uma realidade em constante mudança faz surgir em cada esquina do tempo surpresas que não podem sobrepujar os futuros Oficiais do nosso Exército. Ainda que as verdades se liquefaçam em uma velocidade cada vez maior, se espera do Exército de amanhã a mesma solidez que marcou os seus atos na história.

     Eles precisam ser melhores, porque a medida da liderança bem sucedida está em seu legado. Aqui na AMAN estão os militares responsáveis pela formação do futuro do nosso Exército, Cadetes são sucessores que têm em cada um destes militares e das gerações que os antecederam colunas sobre as quais estarão de pé para enxergarem mais longe. Contudo, eles deverão ter uma mentalidade mais adaptável, buscando o conhecimento de forma mais incessante, sendo mais ágeis para decidirem e ainda mais aptos à colaboração no trabalho. Repousa sobre os ombros de todos os formadores dessa Casa de Valores a árdua missão de fazer imprimir em cada Cadete de Caxias a imagem e semelhança de suas bem-sucedidas carreiras, porém, carreiras ainda melhores precisam brotar aqui.  Se é verdade o ditado que diz que “pais trabalham para enriquecer filhos”, permitam-me parafrasear estas palavras dizendo: “Líderes militares trabalham para enriquecer sucessores”. 

     Concluo esta breve reflexão com as palavras do SENHOR a Josué, sucessor de Moisés, o grande líder libertador do povo judeu. Diz assim o texto sagrado: “Moisés, meu servo está morto, dispõe-te e assuma a sua missão. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso para fazer tudo conforme Moisés te ensinou; não te desvie nem para a direita nem para a esquerda. Estou te mandando! Seja forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.1-9).

     Creiam e não duvidem: “Eles precisam ser melhores do que nós!”

 

“No bom combate da fé!”

Pr. Émerson Couto Profírio – Cap

Capelão Militar da AMAN

registrado em:
Fim do conteúdo da página