Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mens. Capelania Militar (Pastor Profírio)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mens. Capelania Militar (Pastor Profírio)

  • Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 18h38
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 18h38
PATERNIDADE: A ADMIRAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA (Pastor Profírio - Capelão Militar)

“A liderança militar consiste em um processo de influência interpessoal do líder
militar sobre seus liderados, na medida em que implica o estabelecimento
de vínculos afetivos entre indivíduos, de modo a favorecer o logro
dos objetivos da organização militar em uma dada situação”.

 

Conforme o Manual de Liderança Militar do Exército (C 20-10), as palavras acima citadas sintetizam o conceito de liderança militar. É interessante notar o valor que é dado aos vínculos afetivos no processo de influência do líder sobre os seus liderados. Em outras palavras, a atração que o líder exerce sobre os seus liderados é proporcional às emoções que são geradas no exercício da sua liderança. Todos os atores envolvidos neste processo, líder e liderados, são, antes de tudo, seres humanos, portanto, indivíduos providos de emoções, as quais não podem ser isoladas das outras dimensões humanas. Assim, emoções positivas, que geram sensações agradáveis como felicidade, alegria, gratidão, serenidade e entusiasmo, contribuem para o bem-estar e influenciam positivamente o processo de desenvolvimento da liderança.

Traduzindo toda esta teoria em prática e aproveitando o último Dia dos Pais, podemos lembrar-nos da nossa relação pessoal com os nossos pais. Certamente haveremos de concordar que as lições que deles recebemos foram mais efetivas e geradoras de reflexão por estarem envoltas num clima de admiração, um sentimento de respeito profundo por aquela figura catalisadora de características notáveis. Uma espécie de reconhecimento e fascínio por aquele que é a nossa primeira referência de líder. O afeto, que fisgava a nossa admiração, não precisava ser expresso em palavras melosas ou numa postura subserviente de quem se permite ser refém do filho, mas na justiça com que tratava a todos no lar. Fossem para consolar, resolver conflitos ou mesmo para exercer a dura correção, as suas ações eram sempre sustentadas em decisões equitativas e imparciais, garantindo que as regras e consequências fossem aplicadas de forma consistente. Ao mesmo tempo, a justiça dos nossos paternais líderes também levava em conta as necessidades particulares de cada filho, respeitando as individualidades.

 É certo que esta leitura que hoje conseguimos fazer sobre a influência da liderança dos nossos pais sobre o nosso desenvolvimento integral e, em particular, o desenvolvimento da nossa liderança, é possível porque a vida nos maturou e, mais ainda, porque quando nos tornamos pais as nossas visões se ampliaram e nos fizeram perceber a grandeza dos nossos pais até mesmo naquelas situações em que os julgamos errados. Os nossos filhos são um desafiador teste de liderança que a vida nos dá. Diante do exposto, concluímos que a paternidade é o mais completo manual de liderança que um homem pode conhecer, seja na posição de filho ou na posição de pai, temos na admiração por nossos pais ricas lições de liderança que podemos converter em ações estratégicas sobre os nossos liderados. Hoje, o nosso maior preito de admiração e gratidão aos nossos pais, àqueles que ainda estão entre nós ou àqueles que já partiram para a eternidade, é a perpetuação dos seus ensinos. Honramos aos nossos primeiros líderes quando nos comprometemos em forjar novos líderes, nossos filhos e nossos Cadetes, à imagem e semelhança dos valores que eles nos legaram.

     Que Deus nos abençoe e abençoe os nossos pais!

  

“No bom combate da fé!”

Pr. Émerson Couto Profírio – Cap

Capelão Militar da AMAN

registrado em:
Fim do conteúdo da página