Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CAMPEÕES NO ESPORTE E NA VIDA- Palavra do Cap. Militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAMPEÕES NO ESPORTE E NA VIDA- Palavra do Cap. Militar

  • Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 13h52
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 13h52

“Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer

receber uma coroa de louros. Mas nós queremos receber

uma coroa que dura para sempre. Por isso corro

direto para a linha de chegada”.

1 Coríntios 9.25,26

 

 

            No último dia vinte e quatro tivemos a abertura da NAVAMAER. A nossa Academia se vê, desde então, tomada de atletas das três Forças, que, no vai-e-vem frenético das modalidades, põem à disposição das suas Escolas os seus melhores competidores. Não é de hoje que o esporte se apresenta como um instrumento de formação e desenvolvimento de atributos necessários a uma vida equilibrada. Todos podemos lembrar da expressão latina “mens sana in corpore sano” (“Uma mente sã em um corpo são”), que é atribuída ao poeta romano Juvenal, encontrada na sua obra “Sátiras”. A ideia do autor era discutir a relevância de uma vida que ponha em harmonia tanto a mente quanto o corpo, aí chegando ao verdadeiro sentido de saúde. Esta interconexão entre a dimensão material e a dimensão imaterial do ser se coaduna com o entendimento do que vem a ser o homem na perspectiva da antropologia bíblica. Somos uma unidade psicossomática indissociável, divisível apenas na morte. Cada dimensão do nosso ser recebe e absorve informações externas e as compartilha entre si, de tal sorte que a debilidade em uma dessas partes afeta a outra.

            Tendo esta compreensão foi que o apóstolo Paulo escreveu o texto acima. Para ele o bom atleta não busca apenas a coroa de louros, o prêmio material, pois este se deteriora com o tempo, mas, sendo ele um atleta completo, a sua busca é por todos os benefícios que uma vida atlética pode lhes oferecer. A coroa de louros, o troféu ou as medalhas, podem até surgir, e é bom que se tenha tudo isso em mente, mas os prêmios incorruptíveis são aqueles que o esportista vai adquirindo paulatinamente em sua vida dedicada aos desportos. Estes prêmios não se expõem em murais, estantes ou vitrines, mas em um caráter incorruptível. O seu valor não se compra nem mesmo por todo ouro, prata ou bronze que há na terra, mas se conquista por uma vida disciplinarmente dedicada. Foi com esta consciência que o santo apóstolo manteve o seu olhar fixo na linha de chegada, o qual não se desviou da retidão nem mesmo diante da morte, pois, para ele, nem mesmo a morte poderia roubar-lhe o prêmio que lhe estava reservado.

            Queremos ver os nossos jovens Cadetes no lugar mais alto do pódio. Mas, as medalhas devem ser para eles apenas um detalhe, a cereja do bolo. Muito mais são os benefícios físicos, sociais e emocionais que o esporte proporciona ao desenvolvimento de atributos caríssimos para o militar. Conforme asseveram os especialistas, as competições simulam situações de estresse e pressão nas quais os atletas precisam manter o equilíbrio emocional e o foco a fim de decidirem pela melhor estratégia. Além de tudo, enquanto competem, eles se adestram na arte da camaradagem e na edificação de relacionamentos duradouros, que resistem até mesmo aos choques de interesses. Queremos ver os nossos jovens Cadetes no lugar mais alto do pódio da vida! Se o esporte simula a vida, os nossos Cadetes serão campeões nas modalidades da fé, da perseverança, da motivação, da resiliência, da honestidade, do respeito, da liderança, do sacrifício, do trabalho em equipe. Corpo e Espírito em equilíbrio, isto sim é ser um campeão na vida!

 

            Que Deus abençoe os nossos Cadetes!

 

“No bom combate da fé!”

Pr. Émerson Couto Profírio – Cap

Capelão Militar da AMAN

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página