Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > EMPREENDIMENTO DIFÍCIL EXIGE LÍDERES VALOROSOS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

EMPREENDIMENTO DIFÍCIL EXIGE LÍDERES VALOROSOS

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 10h42
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 10h42

“Quando regressamos ao nosso gabinete, fechando o circuito

daquela impressionante revista, a nossa impressão era de não

haver mais dúvida: estávamos diante de uma empresa difícil”.

Marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque

           

            Com estas palavras o Marechal José Pessôa resumiu a revista feita à Escola Militar do Realengo no seu primeiro dia de comando. Conforme comentou o Cel Hiram de Freitas Câmara (2011), a expressão “empresa difícil” resumia o desafio que o Marechal José Pessoa acabara de assumir. Frente às condições em que se encontrava a Escola Militar do Realengo, o seu novo comandante fora tomado por um dever de honra com a revitalização da formação dos futuros chefes do Exército Brasileiro. Aquela “empresa difícil” não o intimidou, pelo contrário, o motivou a buscar  melhores condições para o aprimoramento do ensino militar. Hoje estamos nós aqui vivendo o resultado das ações daquele grande homem, pois empreendimento difícil exige líderes valorosos.

            O adjetivo “valoroso” é uma palavra que congrega em si atributos como coragem e grandeza de caráter. Ele é usado quando se quer descrever uma pessoa que, por feitos heroicos,  se faz notável por sua disposição de enfrentar desafios grandiosos com valentia. Parte da biografia do idealizador da nossa Academia é marcada por sua devota entrega aos ideais que ainda hoje azeitam as engrenagens desta Escola de Líderes. Esta história faz-nos lembrar do Rei Salomão, que confrontado por uma monumental tarefa de governar a sua nação em um tempo de muita instabilidade política, não pediu riquezas nem longevidade, mas, sim, sabedoria para enfrentar empreendimentos difíceis a fim de que o seu povo fosse levado a viver os ideias do Senhor dos Exércitos. Ele disse: “Senhor, dá-me um coração compreensivo, de modo que eu possa liderar bem o teu povo e prudentemente discernir entre o que é certo e o que é errado. De outra sorte, quem seria capaz de julgar este povo grandioso?” (1Reis 3.9).

            Empreendimentos difíceis exigem líderes valorosos capazes de liderar em meio à incerteza, decidir em meio à urgência, e inspirar confiança em meio à insegurança. Líderes valorosos não apenas aceitam os desafios; eles os abraçam como oportunidades de crescimento e aprendizado. As dificuldades que poderiam minar a disposição para alguns, nada mais é do que o momento em que o líder valoroso mostra a sua abnegação e altruísmo trabalhando a fim de construir um legado para os outros. O ano que se descortina diante dos nossos olhos será um ano de celebração pelos oitenta anos da nossa Academia. Inspirados na vida do Marechal José Pessôa e fazendo um paralelo com o grande Sábio Salomão, deixo-vos alguns princípios inspiradores para líderes valorosos que desejam sobrepujar seus desafios, serem prósperos e conduzirem a nossa Academia por, pelo menos, mais oitenta anos :

  1. Escolha sempre a prudência – líderes valorosos enfrentam empreendimentos difíceis com prudência suficiente para equilibrar lições antigas e respostas modernas.
  2. Mantenha a confiança num propósito maior – líderes valorosos em empreendimentos difíceis fundamentam sua confiança não apenas em suas habilidades, mas também na compreensão de um propósito maior que transcende as dificuldades momentâneas.
  3. Persevere com resiliência – líderes valorosos perseveram diante das adversidades. A resiliência se torna a armadura que protege contra as flechas da desilusão e desesperança.
  4. Continue a aprender – líderes valorosos compreendem que empreendimentos difíceis são oportunidades de aprender, ajustar e fortalecer habilidades.
  5. Influencie para transformar vidas – líderes valorosos tornam-se agentes de mudança positiva, influenciam as vidas dos seus liderados a superarem com galhardia os empreendimentos difíceis.

            Meus nobres senhores, a responsabilidade que pesa sobre os vossos ombros é imensa. A formação do Cadete de Caxias é o instrumento de manutenção de tradições e valores responsáveis pela feição do nosso Exército. Está diante de vós uma “empresa difícil”, mas, esta grande missão repousa sobre uma equipe capaz. Empreendimento difícil exige líderes valorosos.

            Que o Senhor dos Exércitos vos abençoe e vos faça a cada dia estes valorosos líderes à frente da nossa Academia. Um 2024 ricos das bençãos de Deus sobre todos vós!

 

“No bom combate da fé!”

Pr. Émerson Couto Profírio

Capelão Militar da AMAN

registrado em:
Fim do conteúdo da página