Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes e a resiliência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes e a resiliência

  • Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 19h43
  • Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 19h43

Psicólogos destacam os prejuízos da desinformação

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro, após casos registrados na China.  Em todo o mundo, são milhares de registros.

Entretanto, muito mais grave que a doença pode ser o pânico gerado entorno dela.

Com um volume relevante de informação sendo divulgada pelos meios de comunicação, a Academia Militar das Agulhas Negras recorreu aos seus profissionais de Saúde, em especial, os psicólogos e médicos para orientar a sua família acadêmica nesse momento.

Para a Psicóloga do Hospital Militar de Resende, especialista em Psicopedagogia, Aspirante Eliete Barbosa, a saúde não se caracteriza apenas por ausência de doença, mas como um estado de equilíbrio. 

Nesse quesito, os Cadetes, futuros líderes do Exército, dão show!

Eles têm mostrado a importância da formação integral em suas vidas.

Resiliência, serenidade e maturidade são algumas das características desses cidadãos, que são jovens na idade, mas experientes nos bons exemplos a serem seguidos.

Em entrevista à equipe de Comunicação Social da AMAN, o Psicólogo da Seção Psicopedagógica da Academia, Tenente Genaio, afirma que esse fenômeno de instabilidade presente na sociedade atual é reflexo da falta de clareza, disciplina, maturidade e inversão de valores. Nas Forças Armadas, com destaque para as escolas de formação como a AMAN, as regras, condutas e a tradição ficam claras e bem definidas. Ao aprender valores, esses jovens constroem diariamente a sua liderança”.

Muitos dos mais de 1.700 Cadetes, entre homens e mulheres, possuem família fora do estado do Rio de Janeiro. Estão longe de suas cidades de origem e encontram na AMAN a moradia mais importante de seu percurso formativo.

Eles estão preparados para todas as missões.

A psicóloga, Asp Eliete Barbosa, destaca que o militar obedece às normas disciplinares e os princípios hierárquicos. Segundo ela, são atitudes como essas que o fazem preparado na vida pessoal e militar, seja para eventuais atuações como a vivida atualmente, como também para ações cotidianas. A psicóloga orienta ainda a família acadêmica e a sociedade a não alimentar essa rede de desinformação que impulsiona a sensação do medo. “Usar as redes sociais para manter contato com o outro minimiza a ansiedade e traz um ponto de equilíbrio. Ao invés de usarmos esses canais para nos desinformar, vamos tê-los como aliados”, termina Eliete.

Especialista em Psicologia Hospitalar e Formação em Psicanálise, Tenente Genaio enfatiza que a disciplina registrada nas atividades diárias executadas pelo Corpo de Cadetes da AMAN, sejam elas de cunho universitário ou técnico profissional, colabora para o senso crítico desses militares que se formam na que é conhecida como a Casa do Cadete.

A ordem cotidiana evidenciada pelos psicólogos se faz presente em cada ambiente da AMAN e se torna extensiva também aos familiares do efetivo militar. As medidas preventivas são gesto concreto da preocupação que a Academia tem para com o outro.

 Com exemplo, a Casa do Cadete mostra que é também uma parceira no combate à Covid-19.

registrado em:
Fim do conteúdo da página