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Inovação na educação

  • Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 18h30
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 14h29

Muitos estudantes já nasceram com celulares e tablets em mãos. Tudo é acessível a um toque. Esse mesmo jovem, muitas vezes, não se dispõe a ser um armazenador de conhecimentos, muito menos aceita um professor à moda antiga. 

Assim é a educação 4.0, referência à indústria 4.0 e à Quarta Revolução Industrial.

Se existe um lugar em que esse novo cidadão pode ser moldado, é a sala de aula, seja no modelo “faça você mesmo” ou até mesmo em ambiente virtual de aprendizagem.

E, sendo assim, muitas práticas passaram a fazer parte do calendário de atividades das instituições de ensino. Os jovens estudantes passaram a contar com a tecnologia, não somente para as relações sociais como também para a prototipação de soluções por meio de técnicas e ferramentas manuais e digitais. 

Enquanto isso, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os Cadetes têm à frente um jogo de tabuleiro e uma gincana. O que parece uma brincadeira, é, na verdade, o exercício final da disciplina Técnicas Militares IX- Licitações, Contratos e Termo de Referência. Cap Vianna Júnior, instrutor responsável pela matéria, contou com o apoio da Seção de Coordenação Pedagógica da AMAN nesta missão, prazerosa e, ao mesmo tempo, desafiadora. Intitulada como Batalha Contratual e Gincana das Contratações, a atividade exigiu dos Cadetes habilidades necessárias para vencer a disputa. 

Eles foram separados em grupos. No tabuleiro, o avançar de casas foi possível, a partir do acerto de perguntas: quanto mais difíceis os questionamentos e as respostas registrados, maior o número conquistado de casas. Já na gincana contratual, os Cadetes, organizados em equipes, enfrentaram desafios localizados ao redor das instalações do curso de Intendência. “Eles apontaram como inovadora a atividade, que contribuiu de forma fundamental para a consolidação dos ensinamentos da matéria. A dinâmica assimilou os conhecimentos de sala de aula com as competências inerentes do militar, tais como espírito de corpo e abnegação. A fuga da sala de aula, neste caso, buscou um aprendizado em pleno alinhamento com a evolução tecnológica e com as caraterísticas da geração a qual os Cadetes pertencem”, revelou Cap Vianna Júnior. 

Tarefa desafiadora no contexto de mundo, em que as mudanças caminham na velocidade da luz e já se fala há algum tempo da Educação 5.0. 

Pois bem, para entender sobre esse novo termo, é preciso, antes, compreender o contexto da Educação 4.0. O conceito evidencia a importância da relação do aprendiz com a tecnologia, que deve ser tratada como uma aliada e não sinônimo de concorrência. Por isso, os alunos devem desenvolver o pensamento computacional, entenderem de robótica e de programação, para poderem criar ferramentas que otimizem o trabalho em diversos setores da sociedade. As máquinas farão o que o indivíduo comandar!

Assim, os especialistas em educação e os professores que, diariamente estão em sala de aula, perceberam que não poderia ficar de lado aquilo que se chama de “soft skills”, ou seja, habilidades socioemocionais, que valorizam características do indivíduo. 

Desafios constantes e, em muitos casos, disruptivos, apresentam dificuldades de adaptação ou a busca constante pelo aprimoramento da técnica. Em tempos de pandemia, muitos artigos de educação afirmam que apenas transportamos o modelo antigo de ensino para o sistema digital. 

Na AMAN, Coronel Pessôa, da Comissão responsável pela reestruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pertencente à Coordenação Pedagógica da Divisão de Ensino, revela os avanços no sistema educacional para complementar de maneira integral a formação do Cadete. “Desde 2008, contamos com o Sistema AVA Moodle, mas agora estamos reimplantando a plataforma como meio de padronização de nosso ensino e contribuição efetiva para um legado de aprendizado. A Escola da Prática, como é conhecida a AMAN, é também a instituição da inovação. A partir de nossas capacitações, poderemos explorar melhor cada vez mais essa ferramenta e produzir conteúdos diversos”, finaliza Coronel Pessôa.

  Em breve, um texto sobre a reestruturação do sistema AVA.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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